sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ensaio sobre a Lucidez é o terceiro livro de Saramago a ser traduzido em chinês


A versão chinesa do romance de José Saramago Ensaio sobre a Lucidez, assinada por um dos mais experientes tradutores chineses de português, Fan Weixin, é lançada até final de 2012, disse nesta sexta-feira à agência Lusa fonte da editora.
Este é o terceiro título de José Saramago (1922-2010) publicado na China, depois deMemorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira, ambos traduzidos também por Fan Weixin.

Ensaio sobre a Lucidez, originalmente publicado em 2004, será lançado na China pela Thinkingdom Media Group, uma editora privada cujo catálogo inclui obras de Gabriel Garcia Márquez, Murakami Haruki, Toni Morrison e Paulo Coelho. 


Público.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carlos do Carmo canta obra de Ary dos Santos


O fadista Carlos do Carmo vai actuar no Teatro Municipal de Portimão, num concerto no Grande Auditório Nuno Mergulhão, dia 14 de Setembro, pelas 21h30, numa homenagem ao poeta e amigo Ary dos Santos. Carlos do Carmo irá partilhar o momento de cumplicidade com os músicos Ricardo Rocha, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola, e Fernando Araújo, no baixo.

Entre outros trabalhos em conjunto, Ary dos Santosescreveu todas as letras daquele que é considerado um dos melhores discos de Carlos do Carmo: ‘Um Homem na Cidade’, de 1977.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

El Schindler portugués


Corría junio de 1940. Los alemanes habían ocupado París el 14 de ese mes tras arrollar a las tropas francesas, provocando a la vez un éxodo de miedo y turbación en toda Europa. Las carreteras galas que apuntaban al sur se llenaron de desesperados que trataban de huir del terror nazi. En Burdeos confluyeron miles de desplazados en busca de una salida a la ratonera mortal en la que se estaba convirtiendo esa parte del mundo. Un portugués miraba las calles atestadas de miserables desde su ventana. Lo que vio —lo que supuso que le iba a pasar a esa gente— le desató una crisis ético-depresiva que le ató a la cama dos días y de la que despertó convertido en un héroe. Se llamaba Aristides de Sousa Mendes, era cónsul de Portugal en Burdeos y salvó a 30.000 personas, entre ellos 10.000 judíos, al expedir visados a mansalva y sin permiso que se convirtieron en salvoconductos hacia la vida.

Nota: Oskar Schindler salvou 1.200 judeus.
Arístides de Sousa Mendes salvou 30.000 pessoas, entre elas 12.000 judeus.
Nao será ... Schindler o Sousa Mendes português?


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Siza Vieira: "Prémio particularmente sensibilizante"...

O arquiteto Siza Vieira, que não vai receber o Leão de Ouro na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em Itália, por estar em convalesça de um acidente, afirmou que este é um prémio que o "satisfaz muitíssimo".

À Lusa (por telefone), o arquiteto do Porto lembrou que "já tinha tido um Leão de Ouro anteriormente, há não sei quantos anos, mas era devido a um projeto", ressalvando que "este é um prémio carreira e como tal é particularmente sensibilizante".

Como teve um acidente em junho - uma queda acidental numa escadaria, que resultou numa fratura do úmero - Siza Vieira afirma que está obrigado a "uma recuperação demorada", pelo que já comunicou que não poderá estar presente na quarta-feira na cerimónia de abertura, momento da entrega do galardão.

Instituto Camões cessa apoio a Centro de Língua Portuguesa em Toronto


O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua cessou o apoio ao Centro de Língua Portuguesa em Toronto, no Canadá, criado há um ano em parceria com uma sociedade luso-canadiana.
Questionada pela Lusa, Ana Paula Ribeiro, Coordenadora do Ensino de Português no Canadá e a supervisora pedagógica do centro em representação do Camões, justificou que o protocolo que deu origem ao Centro de Língua Portuguesa em Toronto “foi dado por terminado em virtude de a Luso Canadian Charitable Society ter comunicado não estar em condições de dar cumprimento ao estabelecido no mesmo”.
O protocolo, assinado a 8 de Maio de 2011 entre o Instituto Camões e aquela sociedade luso-canadiana, previa a criação do centro de língua, na prossecução da missão de promoção do ensino do Português.
Nos termos do acordo, o Camões - por intermédio da Coordenação de Ensino no Canadá - assumia a orientação pedagógica e didáctica e a Luso Canadian Charitable Society ficava com as responsabilidades de gestão financeira do projecto e de disponibilização do espaço imobiliário para a escola.

Douro Film Harvest com nova edição de 26 a 29 de setembro


A quarta edição do Douro Film Harvest (DFH) realiza-se de 26 a 29 de setembro, com o certame a contemplar pela primeira vez um concurso de curtas-metragens que visa divulgar, através do cinema, novos olhares sobre o Douro Vinhateiro.
O DFH é promovido pela Entidade Regional Turismo do Douro.
O presidente da instituição, António Martinho, disse hoje à agência Lusa que a organização está a fazer um "grande esforço" para manter a realização desta mostra, apesar dos problemas financeiros que afetam o país.

Esta quarta edição do DFH poderá também ser a última, se se concretizar a extinção da Turismo do Douro, inserida no pacote de entidades regionais a fechar anunciado pelo Governo.

domingo, 26 de agosto de 2012

Quinteto Lisboa quer "dar uma alma nova ao fado"

O Quinteto Lisboa é um novo grupo de música portuguesa que se dará a conhecer no dia 7 de setembro, no Grande Auditório da Culturgest, na capital portuguesa, e pretende "dar uma alma nova ao fado".
O grupo integra as vozes de Hélder Moutinho e María Berasarte, os músicos João Gil, José Peixoto e Fernando Júdice, e afirma que tem "por base o mesmo tipo de registo criativo que deu origem aos projetos musicais nascidos na década de 1980", citando os "pioneiros" Madredeus e Ala dos Namorados, no comunicado enviado à agência Lusa.
"Tal como então, trata-se de dar uma alma nova ao fado, levando compositores e intérpretes a encontrar o melhor da canção de Portugal", afirma o quinteto.
A estreia do Quinteto Lisboa marca "um novo género musical que surge de uma grande vontade de ser português", lê-se no mesmo comunicado.

sábado, 25 de agosto de 2012

Lello, fierté de Porto


Série [Les plus belles Librairies d’Europe 5/6] . De la vénérable institution au concept store, balade parmi les rayonnages singuliers. Aujourd’hui, la «cathédrale du livre» portugaise.

Par ROBERT MAGGIORI
On arrive épuisé, sans souffle, devant la Torre dos Clérigos, qui domine la ville et en est l’emblème. La perspective d’en grimper les 200 marches ne s’offrant qu’aux médaillés olympiques, on redescend vers la gare de São Bento par la rua das Carmelitas. Mais on doit être attentif, car, entre une attrayante Confeitaria Pastelaria et un magasin de vêtements, on risque, au 144, de rater une autre merveille de Porto. Il faut un peu de recul pour apercevoir la façade, sa corniche, ses pinacles et ses flèches de style néogothique - dentelle de pierre blanche qui semble attirer toute la lumière de la rue. Au-dessus de l’arc surbaissé que forment la porte d’entrée et les vitrines, s’ouvre une triple fenêtre, séparée des pilastres par deux sgraffites en hauteur représentant les allégories féminines de l’Art et de la Science. Au milieu, à l’horizontale, en lettres d’enluminure, l’inscription «Lello & Irmão». Au dessous : «Livraria Chardron».


Paris: 640 mil pessoas viram exposição de Joana Vasconcelos

Mais de 640 mil pessoas viram a exposição de Joana Vasconcelos no Palácio de Versalhes, em Paris, inaugurada há cerca de dois meses, com 15 obras de arte contemporânea da artista portuguesa.
Contactada pela agência Lusa, fonte do gabinete de imprensa do atelier de Joana Vasconcelos, em Lisboa, indicou que, de acordo com os dados oficiais mais recentes fornecidos pelo Palácio de Versalhes, até ao dia 12 de agosto, tinham entrado 640 mil visitantes no edifício.
Os números referem-se a entradas pagas no palácio do século XVII, e não incluem os visitantes dos jardins em redor, onde se encontram três das 15 peças da artista de 40 anos, que é a primeira mulher, e a mais jovem criadora, a expor em Versalhes.
A exposição, comissariada por Jean-François Chougnet, vai estar patente até 30 de setembro no palácio parisiense, construído por iniciativa do rei Luís XIV para residência da família real francesa.

Cineastas denunciam crise


Os cineastas Joaquim Sapinho e João Pedro Rodrigues e o produtor Pedro Fernandes Duarte, da Rosa Filmes, alertaram a imprensa francesa para a crise no sector cinematográfico em Portugal. Os profissionais destacaram o corte de apoios à produção.

"Somos forçados a recorrer a empréstimos e a contar com amigos ou colegas para concluir projectos", disse Joaquim Sapinho, aludindo ao corte de 100 por cento nos apoios atribuídos pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual, responsável pelo atraso na estreia do seu filme ‘Deste Lado da Ressurreição’.

"Não temos meios para financiar as cópias," frisaPedro Duarte. In Correio da Manhã.

Eurochannel: Azores, Las islas desconocidas

 Episodio 3
Cada aventura llega a su clímax, y para este gran final a través de las islas portuguesas,
Vicente Jorge Silva visita Isla San Jorge, una de las más misteriosas de las Azores. También
recorre Terceira para reconstruir las huellas dejadas por el devastador cataclismo del
terremoto de Angra. Algunos espacios no han cambiado nada en casi ocho décadas, pero
otros han cambiado al punto de no ser reconocidos por los viajeros.
ESTRENO: 27 de agosto,  a las 18:30 Horas

Direct or Vicente Jorge Silva
PAÍS Portugal
GÉNERO Documental
AÑO 2009
Ocho décadas atrás, un periodista portugués se aventuró en una expedición por las islas que rodeaban su país. Con más coraje que recursos, Raul Brandão salió a buscar qué se ocultaba en aquellos paraísos para compartirlo con sus compatriotas en un libro, recopilando sus esfuerzos y descubrimientos. Las islas
desconocidas salió a la venta en 1926 y ahora, 86 años después de la aventura original, Eurochannel presenta un emocionante documental homónimo para descubrir qué ha cambiado y qué ha permanecido en esos paraísos.
Las islas Azores, ubicadas a medio camino entre Europa y América, son todavía unos de los paraísos más cuidados que quedan en la tierra. En 1924, el escritor y aventurero portugués Raul Brandão decidió emprender una aventura en bote hacia la zona. Armado de valentía y coleccionando detalles en un libro, escribió uno de los mejores textos de aventura de la literatura portuguesa.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Carminho vai gravar com gigantes da música brasileira

Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi, três dos grandes nomes da música brasileira, vão juntar-se a Carminho na próxima semana, no Rio de Janeiro, para gravarem três temas para a edição brasileira de “Alma”, o segundo disco da fadista.

Com Chico Buarque, de quem a fadista tem uma versão de “Meu Namorado” em “Alma”, Carminho vai gravar “Carolina”, com Milton Nascimento, com quem esteve em Lisboa em Junho, gravará “Cais” e com Nana Caymmi, “Contrato de Separação”.

“A Carminho é uma cantora encantadora, o Chico já conhecia o seu trabalho e gosta muito dela e por isso aceitou prontamente este convite”, diz ao PÚBLICO Vinicius França, agente de Chico Buarque, explicando que o contacto entre a fadista e os músicos brasileiros aconteceu em Junho quando os dois, Carminho e Vinicius, se encontraram em Lisboa a propósito do concerto de Milton Nascimento.

Documentário português em destaque em França

O cinema português está em destaque em França, no festival Estados Gerais do Documentário, com 28 filmes e a presença de vários realizadores em Lussas, a partir de hoje, informou a associação portuguesa Apordoc.
A edição deste ano do Festival États Généraux du Film Documentaire, que encerra dia 25, sábado, dedicará a secção "Route du Doc" a Portugal, com a exibição de quase trinta documentários, grande parte produzidos desde 2001, entre curtas e longas-metragens.
Entre os selecionados contam-se os premiados "48", de Susana de Sousa Dias, "Ruínas" e "Cinema Português", de Manuel Mozos, "Le passeur", de Filipa César, e "O estrangeiro", de Ivo Ferreira, aos quais se juntam "Jaime", de António Reis, de 1974, e "Trás os Montes", que este realizador fez em 1976, com Margarida Cordeiro.

Guimarães assiste ao funeral de Portugal


O funeral de Portugal, realizado esta quinta-feira em Guimarães, cidade onde nasceu, reuniu viúvas chorosas e mais de 100 pessoas que, em cortejo lúgubre pelas ruas da cidade, chamaram a atenção para aqueles que ainda não sabiam da morte do país.

O enterro simbólico de Portugal, "morto à traição", aconteceu ao abrigo do projecto 'Mais Menos, Portugal 1143-2012', de Miguel Januário, integrado na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.

Em declarações à Lusa, o artista explicou que esta foi uma morte encenada em jeito de "apelo" para que "se pense o país" mas também ponto de partida para as próximas etapas, respectivamente 'Ressurreição' e 'Reconquista'. In Correio da Manhã.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dança Palácio Pancas é “nova esperança” de Olga Roriz para continuidade da companhia


O Palácio Pancas Palha, em Lisboa, tornou-se a “nova esperança” para a continuidade do trabalho da Companhia Olga Roriz, que deverá sair em breve das instalações da rua da Prata, disse hoje a coreógrafa à agência Lusa.
Em Maio deste ano, quando foi distinguida com o Prémio da Latinidade 2012, a coreógrafa tinha afirmado à Lusa que o galardão tinha um “sabor agridoce”, porque tinha recebido indicação de que iria perder o espaço cedido pela companhia de seguros Tranquilidade, onde se encontra há dois anos.

A bailarina e coreógrafa, de 56 anos, que dirige a companhia própria desde 1995, disse ainda na altura que ponderava deixar o país, porque “a arte está a desaparecer em Portugal, por falta de apoios”, como então justificou.



Português lidera top britânico de música instrumental


Em Londres desde Janeiro deste ano, Fernando António dos Santos acaba de atingir o número 1 da tabela londrina de música instrumental, na plataforma independente Reverbnation.
Fernando partilha o nome de batismo com o poeta Fernando Pessoa, e é também conhecido no universo da música independente como Doio Koasos. É pianista, compositor e produtor musical, apaixonado pela animação 3D e a sua maturidade artística fazem da música que ele cria uma viagem dos sentidos e da consciência ao mais belo e vibrante dos mundos.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alcanena evoca José Hermano Saraiva


Na Biblioteca Municipal de Alcanena está patente uma "mostra bibliográfica para assinalar a vida e obra do historiador José Hermano Saraiva", falecido no passado dia 20 de Julho, na sua residência em Palmela, aos 92 anos.

José Hermano Saraiva foi jurista, ministro da Educação e autor da 'História Concisa de Portugal', mas tornou-se conhecido do grande público como apresentador de programas televisivos de divulgação cultural.
Também nesta biblioteca e até aio final do mês está patente uma outra exposição alusiva á bicicleta, intitulada ‘Alcanena a Pedalar - A Evolução da Bicicleta: do transporte ao desporto e ao lazer’.


Correio da manhã

Mariza: "Portugal está na moda no Brasil"


Fadista portuguesa vai cantar na noite deste sábado no programa brasileiro ‘Criança Esperança’, campeão de audiências da TV Globo.

Correio da Manhã – Como surgiu o convite para cantar ao vivo neste programa?
Mariza – Partiu de Ulisses Cruz, um director da Globo que conhece a minha música e assistiu ao meu concerto em São Paulo. Fiquei muito surpreendida com o cariz social do programa e com o quadro dedicado a Portugal: o Ricardo Pereira lê um poema de Fernando Pessoa e eu canto dois fados.

– Quais ?
– ‘Meu Fado Meu’ e o ‘Gente da Minha Terra’.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Romantismo activista de Vitorino e superlativa Aldina Duarte na despedida do Bons Sons


A despedida foi neste domingo e fez-se assim: um homem de punho erguido, e o punho era activista e era indicação musical, a cantar “viva a santa liberdade”. O homem era Vitorino, cabeça de cartaz do último dia de Bons Sons e “patrono” da edição 2012 do festival que nos abre as portas da aldeia de Cem Soldos, a poucos quilómetros de Tomar.

Naquela sua transparência desarmante, manifestada nos apartes entre canções, no diálogo com os restantes músicos e na interpretação das canções, sempre atenta à força dos versos, o cantor do Redondo colocou, como se esperava, um óptimo ponto final na quarta edição do festival. Que, naquele último dia, teve um momento altíssimo com o fado a céu aberto que, durante a tarde, nos ofereceu Aldina Duarte.

 

sábado, 18 de agosto de 2012

Eurochannel: Azores, Las islas desconocidas


Episodio 2
Faial y Pico, la isla que creó inmensa fascinación en Brandão durante su aventura
por las Azores y Madeira son revisadas 86 años después de que pisara esas tierras por
primera vez; lugares marcados con los resultados de maravillosas y devastadoras fuerzas
naturales. Este episodio es un viaje desde el Volcán Capelinhos hasta la montaña Pico.
ESTRENO: 20 de Agosto, a las 18:30 Hrs

Director Vicente Jorge Silva
PAÍS Portugal
GÉNERO Documental
AÑO 2009
Ocho décadas atrás, un periodista portugués se aventuró en una expedición por las islas que rodeaban su país. Con más coraje que recursos, Raul Brandão salió a buscar qué se ocultaba en aquellos paraísos para compartirlo con sus compatriotas en un libro, recopilando sus esfuerzos y descubrimientos. Las islas
desconocidas salió a la venta en 1926 y ahora, 86 años después de la aventura original, Eurochannel presenta un emocionante documental homónimo para descubrir qué ha cambiado y qué ha permanecido en esos paraísos.
Las islas Azores, ubicadas a medio camino entre Europa y América, son todavía unos de los paraísos más cuidados que quedan en la tierra. En 1924, el escritor y aventurero portugués Raul Brandão decidió emprender una aventura en bote hacia la zona. Armado de valentía y coleccionando detalles en un libro, escribió uno de los mejores textos de aventura de la literatura portuguesa.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Saramago...e os partidos estado-unidenses!

A propósito das Convenções Republicana e Democrata nos Estados Unidos, a revista Salon – revista digital de San Francisco, dirigida por  Joan Walsh  -- parte dos dois romances de Saramago para uma análise aos protestos que estão agendados para as cidades de Tampa e Charlotte, que acolherão as duas convenções:
In Nobel Prize-winning novelist Jose Saramago’s 2004 book, “Seeing,” the people of an unnamed but uncanny nation take to the ballots and cast more than 80 percent blank votes in defiance of their corrupt, disengaged political parties. Saramago’s earlier novel, “Blindness,” tells of the same nation, four years earlier, when the populace is struck by a sweeping epidemic of blindness, producing havoc, despair and cruelty. What is the link, demand the authorities in “Seeing,” between “the plague of white blindness and the plague of blank ballots”?
If you see nothing hauntingly prophetic in Saramago’s near decade-old narrative, you may struggle to understand many of the protests planned for both the Republican and Democratic National Conventions this year. Thousands of protesters will head to Tampa, Fla., or Charlotte, N.C., or both, with no intention of supporting either party.



Mogadouro: Arqueólogos descobrem importante núcleo de arte rupestre móvel no Baixo Sabor


Mogadouro, 16 ago (Lusa) - Um grupo de arqueólogos ao serviço da EDP está a colocar a descoberto, na zona do Baixo Sabor que ficará submersa após a construção da barragem, uma série de "importantes de achados arqueológicos" que vêm provar que aquela região já era ocupada desde o Paleolítico Superior.
Os arqueólogos estão a descobrir milhares de placas de pedra com gravuras, pertencentes à chamada "arte rupestre móvel", principalmente no sítio arqueológico da ribeira do Medal, situado na freguesia de Meirinhos, concelho de Mogadouro, que tem vindo a revelar-se um importante ponto arqueológico do Paleolítico Superior.

Expresso.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Portugueses vencem concurso para a Bienal de Veneza


A equipa de arquitetos portugueses, liderada por João Segurado, venceu o concurso Architecture for Humanity's Open Challenge, e apresentará o projeto vencedor na Bienal de Arquitetura de Veneza, que começa no próximo dia 27.
O concurso, organizado pela Architecture for Humanity, desenvolveu-se este ano sob o mote da recuperação de espaços militares desativados, em prol de uma nova utilização de cariz cívico, social, económico ou ambiental.
O projeto português foi escolhido por um júri composto por 33 profissionais, com base em cinco critérios: impacto comunitário, apropriação contextual, pegada ecológica, viabilidade económica e qualidade de design.
Candidataram-se 510 equipas de 74 países, das quais 13 chegaram à fase final, e irão estar também presentes em Veneza.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

‘Linhas de Wellington’ vai brilhar em Toronto e Nova Iorque


O filme ‘Linhas de Wellington’, realizado pela viúva de Raoul Ruiz, Valeria Sarmiento, vai estrear em vários festivais de cinema.

A produção de Paulo Branco passara pelo Festival de Toronto, onde integra a secção Special Presentations, o Festival de San Sebastián, fora da competição, e no Festival de Cinema de Nova Iorque.

Com Soraia Chaves, John Malkovich, Marisa Paredes e Nuno Lopes no elenco, a obra chega às salas nacionais a 4 de Outubro. In
Correio da Manhã.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entrevista: “Não quero fazer filmes que não tenham sucesso”


Os realizadores portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que regressam do Festival de Cinema de Locarno com um prémio cada um – respectivamente uma Menção Especial para o filme ‘A Última Vez que Vi Macau’ e o Untertitelung Prize para ‘O que Arde Cura’ – falam da experiência de apresentar trabalho a competição.

Uma longa conversa com a dupla de realizadores que tem uma vida em comum há quase duas décadas. E onde se esmiúçam as circunstâncias e os ‘acidentes’ fortuitos que deram corpo a este documentário que ganhou a vida e se fundiu com as memórias e os sonhos do cinema.

Portugueses descobrem principal causa da doença de Parkinson


Uma equipa de investigadores de Coimbra descobriu que a principal causa da doença de Parkinson será a disfunção da mitocôndria, responsável pela produção de energia nas células, "contrariando algumas das últimas teses científicas" sobre a patologia.

Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva e que se manifesta através de rigidez muscular, tremores, diminuição da mobilidade e instabilidade postural.

Afectará "mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo" e "em mais de 90 por cento dos casos" é de origem desconhecida, disse Sandra Morais Cardoso, líder do grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (UC).

domingo, 12 de agosto de 2012

Eurochannel: Le Maillot de Cristiano… outra vez!


Esta curta-metragem volta a ser exibida no dia  14 de agosto, a partir das 21:30 (hora de Caracas), no cnonjunto do Programa 6 da Série Quarto Tour Eurochannel de Curtas-metragens.
Não perca esta oportunidade!

Poucos são certamente os fanáticos de Cristiano Ronaldo que conhecem esta curta-metragem feita na Bélgica. O título original é Le Maillot de Cristiano e a versão em espanhol, não conhecemos qualquer versão em português, é La Remera de Cristiano. Trata-se de uma obra de Vincent Bruno. A história gira à volta de dois rapazes de 11 anos – interpretados por  Cléry Khédhir e Jérôme d’Orjo – admiradores do futebolista português e de tudo o que são capazes de fazer – por vezes fora do “bom comportamento” adolescente – para conseguir comprar uma camisola do CR7, quando este fazia parte do Manchester United. Ironicamente, quando conseguem comprar a tal camisola, que faria a inveja dos demais amigos, Cristiano Ronaldo transferiu-se para o Real Madrid e a mesma perdeu vigência!
Contudo, para além desta estória emotiva, o filme tem uma mensagem socioeconómica e as consequências da actual crise económica europeia atravessam todo filme, que tem uma duração de 17 minutos.
Le Maillot de Cristiano já foi apresentada em vários festivais da especialidade arrecadando mais de uma mão cheia de prémios.

sábado, 11 de agosto de 2012

Eurochannel: Azores, las islas desconocidas....

ESTRENO: 13 de agosto,  a las 18:30 Hrs
Ocho décadas atrás, un periodista portugués se aventuró en una expedición
por las islas que rodeaban su país. Con más coraje que recursos, Raul Brandão salió a buscar qué se ocultaba en aquellos paraísos para compartirlo con sus
compatriotas en un libro, recopilando sus esfuerzos y descubrimientos. Las islas desconocidas salió a la venta en 1926 y ahora, 86 años después de la aventura original, Eurochannel presenta un emocionante documental homónimo para
descubrir qué ha cambiado y qué ha permanecido en esos paraísos.
Las islas Azores, ubicadas a medio camino entre Europa y América, son todavía unos de los paraísos más cuidados que quedan en la tierra. En 1924, el escritor y aventurero portugués Raul Brandão decidió emprender una aventura en bote hacia la zona. Armado de valentía y coleccionando detalles en un libro, escribió uno de los mejores textos de aventura de la literatura portuguesa.
Director Vicente Jorge Silva
PAÍS Portugal
GÉNERO Documental
AÑO 2009
Episodio 1
Las islas desconocidas es un clásico de la literatura de viajes. 86 años después de la famosaexcursión de Raul Brandão a través de los archipiélagos de Azores y Madeira, Vicente Jorge Silva sigue la misma ruta de las memorias de Brandão a través de once islas. ¿Qué encontrará en este misterioso universo insular?

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Fundação Paula Rego: Autarca de Cascais contra extinção


O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, manifestou esta quinta-feira "total discordância" com a proposta do Governo de extinguir a Fundação Paula Rego e a Fundação D.Luís, defendendo que a medida não representa nenhuma diminuição de investimentos públicos.

Numa nota escrita divulgada hoje, o líder do executivo municipal de Cascais (PSD/CDS) dá conta de que o Governo informou a câmara do resultado do Relatório de Avaliação das Fundações, onde consta a extinção da Fundação Paula Rego e da Fundação D.Luís.

"Atendendo à importância estratégica da Fundação Paula Rego e da Fundação D. Luís I para a projecção do concelho de Cascais e do país, da língua, da arquitectura e da cultura nacionais, expresso a total discordância com a medida de extinção proposta pelo Governo", afirma Carreiras.

Estatuetas descobertas no Alentejo têm 4500 anos e cabem na palma da mão

 São de marfim, cabem na palma da mão e têm pormenores delicados, que surpreendem. António Valera, o arqueólogo que dirige as escavações na Herdade dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, fala com entusiasmo das estatuetas de marfim que ontem apresentou aos jornalistas como "descoberta única" em Portugal.
"Difunde-se muito a ideia de que o homem pré-histórico era rude, um brutamontes, graças ao cinema", diz Valera. "Mas o que povoados como o dos Perdigões mostram, com toda a sua simbiose com o mundo natural, é algo que estas esculturas vêm reforçar - nesta Pré-História havia um grande grau de sofisticação que está muito longe do preconceito."
Com 4500 anos, as 20 esculturas em miniatura (com tamanho entre os 12 e os 15 centímetros), "pelo menos nove das quais muito realistas", começaram a ser encontradas no ano passado, quando os arqueólogos escavavam um fosso onde, depois de cremados, foram depositados vários corpos. Para os investigadores da Era, a empresa que há 15 anos trabalha nos Perdigões, a herdade que a Finagra (actual Esporão S.A.) comprou para plantar vinha, mas que acabou por transformar num campo arqueológico com 16 hectares, encontrar representações humanas de marfim, "com grande qualidade estética e de execução", foi "emocionante", embora não tenha sido uma surpresa completa.