Lisboa, 30 jan (Lusa) - Os jornais Expresso e Diário Económico vão adotar nos próximos meses as normas do Acordo Ortográfico, à semelhança do que a agência Lusa começou a fazer hoje, disseram os diretores destes títulos.
Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
14:45 Sábado, 30 de Jan de 2010
Lisboa, 30 jan (Lusa) - Os jornais Expresso e Diário Económico vão adotar nos próximos meses as normas do Acordo Ortográfico, à semelhança do que a agência Lusa começou a fazer hoje, disseram os diretores destes títulos.
"Faz sentido a comunicação social portuguesa adotar o Acordo Ortográfico. O Expresso vai, seguramente, adotá-lo e só ainda não o fez porque temos alguns problemas técnicos relacionados com o sistema editorial e com o corretor ortográfico que estamos neste momento a tentar superar", disse à Lusa o diretor do semanário, Henrique Monteiro.
O diretor do Expresso prevê, no entanto, que "seja uma questão de meses" até que o jornal adote as normas do Acordo Ortográfico.
in Visão
domingo, 31 de janeiro de 2010
Media: Expresso e Diário Económico vão adotar Acordo Ortográfico
A caminho do I Centenário da República...
Novas versões do Hino Nacional vão ser distribuídas a partir deste domingo pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR). O objectivo é homogeneizar a interpretação.
As diferentes interpretações vão constar de um CD mas podem também ser descarregadas a partir do site oficial - http://www.centenariodarepublica.pt/.
A iniciativa marca o arranque das comemorações do Centenário da implantação da República, no Porto. O disco vai ser distribuído às orquestras sinfónicas, bandas filarmónicas, escolas, academias de música e embaixadas portuguesas no estrangeiro.
Mais em Correio da Manhã.
Mais em Diário de Notícias.
Presidente da República apela a “novo espírito de cidadania”. In Público.
Maria João Pires candidata ao primeiro Grammy português
Numa cerimónia dominada pelas mulheres, Maria João Pires é candidata a trazer o primeiro Grammy para Portugal. A pianista está nomeada na categoria de Melhor Interpretação Solista pela edição de um duplo álbum dedicado a Frédéric Chopin. Concorrem pelo mesmo prémio a violinista Caroline Goulding, a guitarrista Sharon Isbin, a pianista Ursula Oppens e a jovem pianista chinesa Yuja Wang.
Quanto às restantes categorias, e sobretudo aquelas que dizem respeito ao mundo da pop, não espanta que seja uma cantora a recolher o maior número de nomeações. Beyoncé Knowles é candidata a dez estatuetas. Ainda assim, vale a pena levar muito a sério um nome que na Europa ainda está a milhas da popularidade que já goza em território americano. Taylor Swift é o grande nome da nova country e apesar dos tenros vinte anos e da figura frágil parece ser a única com pujança para impedir que Beyoncé junte ainda mais troféus aos muitos que já venceu. Em Dezembro, nos American Music Awards levou cinco prémios para casa quando o já falecido, mas nem por isso menos favorito, Michael Jackson era apontado unanimente como o favorito a vencer todos os ceptros para os quais estava indicado.
Mais em Diário de Notícias.
Amália, no coração das artes plásticas
No museu da Electricidade, em Lisboa, alguns visitantes ainda deambulam entre os longos vestidos, as jóias e as fotos que giram sobre cilindros e vão revelando faces menos conhecidas de Amália Rodrigues. "As pessoas vêm a esta exposição à procura da Amália que conhecem e saem daqui com uma Amália que desconhecem", declara José Manuel Dos Santos, director cultural da Fundação EDP.
A mostra Amália, Coração Independente, que decorre até hoje no Centro Cultural de Belém e no Museu da Electricidade, em Lisboa, pretendia dar a ver não só o lado menos convencional e mais transgressor da fadista, mas também a forma como ela é vista e interpretada pelas novas gerações de artistas plásticos. Mais de 100 mil pessoas visitaram o evento e, neste momento, estão a ser negociadas as condições para que a mostra faça uma itinerância por outros países.
Mais em Diário de Notícias.
VOLP: Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa gratuito na Internet
A responsável do departamento de dicionários da Porto Editora, Graciete Teixeira, justifica a disponibilização da obra na Internet com a fase de transição ortográfica face à aplicação do novo Acordo Ortográfico.
O VOLP teve orientação científica do linguista João Malaca Casteleiro e permite pesquisar mais de 180 mil vocábulos representativos do património lexical da língua portuguesa. Disponibiliza ainda informações sobre classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares no feminino, plurais de compostos, estrangeirismos, abreviaturas e símbolos mais usados na língua portuguesa.
Mais no Público.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Isabel Alçada abre Correntes d'Escritas
Estarão presentes este ano 66 escritores de vários países de expressão ibérica, nos dias 24 a 27 de Fevereiro.
A escritora e ministra da Educação, Isabel Alçada, vai proferir a conferência de abertura da edição deste ano do Correntes d'Escritas - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que decorre na Póvoa de Varzim de 24 a 27 de Fevereiro.
A intervenção da governante terá o título Leitura, Escrita e Educação, disse Luís Diamantino, vereador da Cultura da Câmara da Póvoa de Varzim, ao apresentar ontem o evento. Este ano vão estar presentes 66 escritores de Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, México, Colômbia, França, Espanha, Angola, Uruguai e Argentina, metade dos quais estreantes no Correntes.
Francisco José Viegas, Francisco Moita Flores, Dulce Maria Cardoso e Maria Flor Pedroso serão alguns dos autores portugueses presentes.
Mais no Diário de Notícias.
Construção do novo Museu dos Coches começa segunda-feira
A primeira pedra do novo Museu Nacional dos Coches, na Avenida da Índia, em Belém, vai ser lançada na segunda-feira às 15h30, numa cerimónia onde estará a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, anunciou hoje o Ministério da Cultura. O arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, autor do projecto, também estará presente.
Depois de vários atrasos ligados à transferência de serviços, algumas das colecções de arqueologia que se encontravam nas antigas instalações das Oficinas Gerais de Material do Exército, na Avenida da Índia, estavam ontem a ser transferidas para o Museu Nacional de Arqueologia (MNA), nos Jerónimos. O director do MNA, Luís Raposo, disse ao PÚBLICO que aceitou receber as colecções com relevância nacional, que serão agora integradas no acervo do museu.
Mais no Público.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Katia Guerreiro canta em Berlim
A fadista portuguesa participa hoje em Berlim, no ciclo de concertos Alla Turca - Huzun e Melancolia - Canções de Portugal e de Anatolia, iniciativa da Orquestra Filarmónica de Berlim destinada a promover o diálogo intercultural. O concerto realizar-se-á na sala de música de câmara da Filarmónica. In Diário de Notícias.
Saramago solidário com o Haiti
José Saramago lançará esta sexta-feira uma nova edição do seu romance ‘A Jangada de Pedra’, cujas vendas revertem a favor dos sobreviventes do sismo que afectou o Haiti.
A iniciativa resulta da campanha ‘Uma Jangada de Pedra a caminho do Haiti’, da Fundação José Saramago e do Grupo Leya, que doará o total dos lucros ao fundo de emergência da Cruz Vermelha para ajudar o país das Caraíbas. O romance será vendido por 15 euros.
Mais no Correio da Manhã.
Português vence prémio em Vigo
André Almeida Ferreira, aluno da Escola de Música do Orfeão de Leiria, venceu o Prémio Honorífico David Russell e o Prémio Especial José Tomás. Henrique Pinto, presidente da escola de música, salientou a "enorme importância destas distinções, não só para o aluno e para a escola como para toda a comunidade ligada à música e às artes" e acrescentou que "é um orgulho termos alunos com este talento, reconhecido além fronteiras". In Diário de Notícias.
Orçamento da Cultura cresce 12,8 por cento, para 236,3 milhões de euros
O Ministério da Cultura vê o seu orçamento para 2010 crescer em 12,8 por cento em relação à estimativa de execução do ano passado para um total de 236,3 milhões de euros. A despesa consolidada em 2009 foi de 209,5 milhões de euros.
No final da última legislatura, o primeiro-ministro, José Sócrates, assumiu como erro ter investido pouco na Cultura. Apesar disso a cultura representa só 0,4% das despesas da administração central (em 2009 esse número era 0,3 por cento) e os gastos com a Cultura para 2010 correspondem a 0,1 por cento do PIB.
Mais em Público.
Poesia no Teatro São Luiz
As palavras dos poetas Alberto Lacerda, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Sophia de Mello Breyner Andresen e Herberto Helder serão recordadas a partir de 6 de Fevereiro no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa.
A iniciativa poderá ser vista e ouvida nos próximos sábados no São Luiz
Para este ciclo, intitulado “Poesia e Música - Tardes no Jardim de Inverno”, o São Luiz desafiou cinco actores a pensarem os poetas com quem desenvolvem cumplicidades e a descobrir as respectivas músicas preferidas.
Mais em Público.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Portugueses e brasileiros são "unidos por uma língua completamente diferente"
Jô Soares está em Portugal para dizer poemas de Fernando Pessoa. Mas isso será no espectáculo Remix em Pessoa, que estreia no dia 29 no Teatro Villaret, em Lisboa, onde fica até 7 de Fevereiro. Ontem, numa conferência de imprensa na Casa Fernando Pessoa, o humorista e apresentador brasileiro não cedeu ao pedido de alguém na assistência que queria ouvir um poema. "Estou na casa do homem. Não quero provocar o gigante adormecido", brincou.
Estava a entrar na juventude, tinha 14 anos, quando descobriu Pessoa numa livraria de Paris. Vivia nessa altura com os pais em França e, como não falava francês, comprava livros portugueses para ler: Eça de Queirós, Fernando Pessoa. Começou aí o fascínio por aquele que considera ser o "maior poeta de língua portuguesa" (Camões "era uma coisa que nos era imposta no colégio", e por isso teve menos sucesso junto do jovem Jô) e de quem, a ter que escolher uma frase, escolhe "Malhas que o império tece" (de O Menino de Sua Mãe). "Essa frase eu acho eterna, engloba a história do mundo, é definitiva."
É com sotaque de Portugal que Jô Soares vai dizer Pessoa porque nunca poderia fazê-lo em brasileiro. "Somos unidos por uma língua totalmente diferente", explicou. "Tem coisas em que a unificação da língua não adianta." Os brasileiros "ficaram numa língua meio seiscentista, que antigamente se falava em Portugal", mas para o actor "é fascinante" ver "a evolução de uma língua para um lado e outra para outro".
+ no Público
+ no Correio da Manhã
Pires et Gardiner à Pleyel
CONCERT - Dans l'alléchant cycle consacré par John Eliot Gardiner à Beethoven Salle Pleyel, ce concert occupe une place de choix. Primo : le maestro anglais y dirigera le London Symphony Orchestra dans la très (et justement) célébrée Symphonie pastorale. Deuzio : on va retrouver la toujours émouvante pianiste portugaise Maria-João Pires dans le second concerto pour piano. L'alliance du flegme british et de l'émotion lusitanienne devrait illuminer la musique de ce cher oncle Ludwig.
Faut-il y aller ? En un mot comme en cent : oui ! Car le cocktail Vienne-Londres-Lisbonne sonne très vieille Europe. Surtout : il sonne juste.
in Le Figaro
domingo, 24 de janeiro de 2010
Portugal dos Pequenitos celebra 70 anos
O Portugal dos Pequenitos reforça este ano o investimento na divulgação, procurando atrair mais visitantes ao parque temático de Coimbra fundado por Bissaya Barreto em 1940.
'O investimento será essencialmente na promoção, na animação e na divulgação', disse à agência Lusa a directora do parque, Lúcia Monteiro.
Situado junto ao Convento de Santa Clara-a-Velha, na margem esquerda do rio Mondego, o Portugal dos Pequenitos é mais visitado entre Março e Outubro.
Mais no Correio da Manhã.
Sale a la venta la primera biografía de José Saramago
La primera biografía del Nobel de Literatura portugués José Saramago se publicará esta semana en Portugal y pretende ser "un homenaje a la vida y obra del escritor", según ha declarado este martes su autor, João Marques Lopes.
El libro 'Biografía: José Saramago', cuyo lanzamiento tendrá lugar el próximo jueves, se basa en la "obra escrita de Saramago así como en entrevistas a personas próximas" al escritor, ha detallado Marques Lopes.
Mais em El Mundo, Espanha.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Actriz Sofia Alves aplaudida em Madrid
A actriz Sofia Alves tem sido muito aplaudida em Madrid, no Teatro Belas Artes, onde está em cena, desde quinta-feira e até hoje, a peça que protagoniza, ‘Hedda Gabler’.
Ao CM, a actriz revela: “A sala ficou completamente esgotada no dia da estreia. Foi muito emocionate! Cerca de 500 pessoas assistiram ao espectáculo, que teve tradução em simultâneo. Tivemos muitos ‘bravos’ no final.”
A peça ‘Hedda Gabler’, escrita por Henrik Ibsen em 1890, é considerada por muitos, um dos maiores textos teatrais de sempre.
Com Sofia Alves contracenam Guilherme Filipe, Paulo Rocha, Vítor de Sousa, Elisa Lisboa e Maria Dulce. Em 2009, a peça esteve em cena no Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras. In Correio da Manhã.
Catálogo para que Amália seja nossa e inteira finalmente
Rui Vieira Nery mergulhou, outra vez, no mundo de Amália. Andou com a cabeça enterrada em arquivos discográficos e sonoros, leu a poesia que a diva do fado cantava no período pré-Alain Oulman (1945-1959) e devolveu aos portugueses e ao mundo o pedaço que faltava de Amália Rodrigues. A Amália com voz de água fresca e já dos poetas, a sensual e arrebatadora vedeta que se descobre hoje no catálogo "Amália Nossa", editado por João Sousa com selo Tugaland. Hoje, há visita guiada à exposição que está no Museu Berardo (CCB) desde 6 de Outubro. E podem-se apreciar os trabalhos de 12 artistas plásticos sobre 12 temas principais de Amália.
Mais no Diário de Notícias.
Eduardo Lourenço: Guimarães ser Capital da Cultura não é ideia "insólita nem paradoxal"
“É uma cidade com uma grande coerência arquitectónica, que reflecte todo um passado e toda uma memória", explicou hoje o filósofo, numa conferência sobre a Capital Europeia da Cultura 2012. "Com excepção de Évora há poucas cidades em Portugal que se possam comparar com Guimarães”.
O pensador e ensaísta frisou que “ser-se europeu ou ter uma vocação europeia não é incompatível com o enraizamento com um local particular e com uma história antiga como a portuguesa”.
Eduardo Lourenço lembrou que “Portugal e a Península Ibérica pertencem à Europa mais antiga, ligada à emergência do império romano”.
Mais no Público.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Festival "Sete Sóis Sete Luas": mais um município
O concelho de Alfândega da Fé é o primeiro do nordeste transmontano a fazer parte da rede "Sete Sóis Sete Luas", projecto internacional de intercâmbio e divulgação de potencialidades culturais.
Hoje, Berta Nunes, presidente da autarquia, apresenta a iniciativa na Feira Internacional de Turismo, a decorrer em Lisboa.
A apresentação será feita no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal e contará com a presença de Marco Abbondanza, o director do festival "Sete Sóis Sete Luas", evento que se estende por 30 localidades de dez países do Mediterrâneo e mundo lusófono.
O propósito deste projecto, que já conta 17 edições, é promover o diálogo intercultural e divulgar a cultura, artistas e potencialidades das localidades e países participantes. Os prémios Nobel da Literatura José Saramago e Dario Fo são os presidentes honorários da iniciativa, que faz das artes plásticas e da música popular contemporânea os instrumentos privilegiados para a promoção turísticocultural dos aderentes.
Mais aqui.
Filipe Pimentel: novo director do Museu de Arte Antiga
António Filipe Pimentel, pró-reitor da Universidade de Coimbra e actual director do Museu Grão-Vasco, em Viseu, é o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), substituindo Paulo Henriques, apurou o CM.
Dalila Rodrigues, ex-directora do MNAA, mostrou-se bastante satisfeita com a escolha da ctual ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. Em sua opinião, “António Filipe Pimentel tem todas as características para realizar o projecto de que o MNAA precisa”, disse ao CM a historiadora de arte.
Acerca de demissão de Paulo Henriques, Dalila Rodrigues, que, recorde-se, foi convidada a demitir-se da direcção do MNAA pela ex-ministra Isabel Pires de Lima, declarou estar totalmente de acordo com as novas orientaçções estratégicas da ministra da Cultura”.
“Retomam o que defendi há anos, enquanto directora do MNA”, salientou. In Correio da Manhã.
Mais sobre o Museu Nacional de Arte Antiga.
Uma viagem aos tesouros da Universidade de Coimbra
Livro de 345 páginas está disponível a partir de hoje também na livraria virtual.
O que têm em comum uma primeira edição de Os Lusíadas (1572) e a última guitarra de Augusto Hilário? Sim, há uma matriz comum na colecção destas jóias. Séculos a fio, Coimbra é cidade cinzelada por "artistas" que, na sua quotidiana labuta intelectual, foram legando autênticos tesouros à vida universitária do País. Dos vários ramos do saber, com uma centena de peças e objectos, que emergiram em três continentes, há, ali, um espólio de valor incalculável, que agora, em livro, apresenta as colecções que são testemunhas de várias correntes artísticas e científicas, muitas delas, discursos alternativos na época em que eram concebidos.
Mais em Público.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Congresso vai analisar lendas extintas em Portugal que continuam vivas na América do Sul
Lendas medievais que se extinguiram em Portugal continuam a ser narradas na tradição oral de países da América do Sul, um fenómeno que estará em debate num congresso que juntará, em Chaves, especialistas espanhóis, brasileiros ou mexicanos.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em conjunto com o Observatório da Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e Câmara de Chaves, está a organizar o congresso internacional "Releituras do fenómeno mítico-lendário no espaço ibero-americano".
Entre os dias 14 e 16 de Maio estarão reunidos em Chaves especialistas de Portugal, Espanha, Brasil, Panamá ou México.
+ no Público
Debate assinala aniversário de Eugénio de Andrade enquanto se decide extinção da sua Fundação
Um debate sobre poesia portuguesa promovido pela Fundação Eugénio de Andrade (FEA) assinala, na terça-feira, o aniversário do poeta (completaria 87 anos, se fosse vivo), numa altura em que a extinção da instituição está a ser analisada pela presidência do Conselho de Ministros.
O debate, marcado para as 18:30, nas instalações da FEA (rua do Passeio Alegre, no Porto), tem entrada livre e contará com as intervenções iniciais de Rosa Alice Branco e Rui Lage, revelou hoje à Lusa Arnaldo Saraiva, da direcção da Fundação.
Em destaque, nesta iniciativa, estará a obra “Poemas Portugueses - Antologia da Poesia Portuguesa do século XIII ao século XXI”, de que Rui Lage é co-organizador.
+ no Público
Lisboa vai candidatar-se a Capital Mundial do Livro 2012
É capital de Portugal, já foi Capital Europeia da Cultura e, agora, concorre para ser a próxima Capital Mundial do Livro, em 2012. Até 31 de Março, a cidade de Lisboa irá apresentar a sua candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tendo por base um programa de actividades associadas à promoção do livro e da leitura.
A corrida de Lisboa a Capital Mundial do Livro 2012 foi ontem anunciada por Manuel Maria Carrilho, embaixador português junto da UNESCO, em Paris. De acordo com o antigo ministro da Cultura, citado pela agência Lusa, "o desafio da candidatura foi assumido após a ideia ter sido bem acolhida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL)". Esta associação será agora a responsável por elaborar o programa.
+ no Público
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Afirmar a língua portuguesa
Ana Paula Laborinho, 52 anos, é a nova presidente do Instituto Camões (tomou posse, 2.ª feira, 11, substituindo Simonetta Luz Afonso). Ao JL, fala das suas prioridades para a instituição que, através de um novo conjunto de instrumentos legais, alargou as suas competências. Professora do departamento de Literaturas Românicas, da Faculdade de Letras foi, até ao momento, investigadora e sub-directora do Centro de Estudos Comparativos, da Universidade de Lisboa. Ana Paula Laborinho presidiu ainda aos destinos do Instituto Português do Oriente, em Macau (de 1999 a 2003).
Mais no site do JL
sábado, 16 de janeiro de 2010
El arte que emociona a Saramago
El Premio Nobel de Literatura José Saramago tiene un artista predilecto: el joven pintor catalán Emilio Fornieles (Terrassa, Barcelona, 1976). Hasta 2006 ayudaba en un estudio de arquitectura y en su tiempo libre realizaba encargos de pinturas que acabaron por ahogarle. "Venía la gente con fotos de familiares que acababan de morir. Me cansé de pintar a gente muerta", sostiene el artista desde Lepe (Huelva), donde ha vivido desde pequeño.
Así fue cómo comenzó su carrera profesional. Fastidiado. Un día, a principios de 2007, encontró un armario en un contenedor. Alguien se había mudado y lo había dejado, medio desmontado, en plena calle. En menos de una hora, un retrato con el rostro de Picasso parecía estar vivo en aquella madera contrachapada de dos metros por uno. Pocos días después, Fornieles plasmó a la pintora mexicana Frida Kahlo en otra madera.
Mais em El País, Espanha
Fundação Eugénio de Andrade com fim à vista
O Conselho Directivo da Fundação Eugénio de Andrade solicitou ao Governo a extinção da instituição, criada no Porto, em 1991. Razões de ordem jurídica e financeira estão na base do pedido, que se encontra em análise na Presidência do Conselho de Ministros.
Arnaldo Saraiva, presidente do Conselho Directivo da instituição, confirmou, ao JN, que o pedido de extinção foi dirigido por carta ao Governo, a 17 de Dezembro passado, tendo sido enviada cópia à Câmara Municipal do Porto. "Mandámos uma carta ao ministro da Administração Interna, que era, até há pouco, o ministro que presidia à questão das fundações", referiu o mesmo responsável.
Mais em Jornal de Notícias.
Mostra assinala participação lusa na construção do Brasil
Uma mostra sobre a história brasileira vai assinalar a participação portuguesa na construção do país, desde o seu descobrimento, no século XVI, com destaque para as grandes personalidades, disse à agência Lusa o organizador.
Vital Vieira Curto, do Conselho da Comunidade Luso-brasileira de São Paulo (CCLB), afirmou que a exposição «Construção de um gigante» incluirá cerca de duas dezenas de painéis, de dois metros de altura por um metro de largura.
«Esse país espectacular foi construído com muito trabalho, mas infelizmente não destaca muito os seus heróis», salientou o responsável. In Diário Digital.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Biografia de Saramago apresentada no dia 21 de Janeiro
O livro «Biografia José Saramago», de João Marques Lopes (editora Guerra & Paz), será apresentado no próximo dia 21 de Janeiro na Livraria Bulhosa de Entrecampos, em Lisboa, pelas 18h30.
«Quem é, afinal, José Saramago? Numa homenagem à vida e obra do escritor, João Marques Lopes responde a essa pergunta na primeira biografia de um dos mais importantes autores do panorama literário mundial, revelando pormenores da vida de Saramago até agora desconhecidos.
O retrato de Saramago começa na sua infância pobre de afectos, atravessa a curiosidade do jovem pelos livros e a sua ascensão a jornalista, desvenda os motivos que o levaram a mudar-se para Lanzarote, nas Canárias, e a paixão do autor pela jornalista espanhola Pilar del Rio, 29 anos mais nova, culminando no homem tornado escritor, premiado com o mais elevado galardão do mundo das letras – o Nobel. É, ainda, revisitada a obra do autor, que desrespeita ostensivamente as regras sintácticas e a pontuação, o que originou o conceito de estilo saramaguiano»
in Diário Digital
+ em A Bola
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Mais de 2,2 milhões visitaram museus e palácios
O número de visitantes dos museus e palácios nacionais ultrapassou os 2,2 milhões entre Janeiro e Novembro de 2009. De acordo com as estatísticas oficiais, no topo das preferências estão o Museu dos Coches e o Palácio Nacional de Sintra.
Os dados do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) revelam que os 28 museus nacionais receberam, durante os 11 meses analisados, 1 257 193 visitantes, enquanto os cinco palácios nacionais contabilizaram um total de 996 570 entradas.
Nas estatísticas de 2009 ainda não foram incluídos os números referentes ao mês de Dezembro, mas mesmo com apenas 11 meses contabilizados, o total de visitantes já se aproxima muito de 2008, ano em que se registaram 2 358 232 entradas.
Mais no Corrreio da Manhã.
Filmes nacionais no Festival Premiers Plans
Sete produções nacionais, sobretudo curtas-metragens de estreia, foram seleccionadas para a 23ª edição do Festival Premiers Plans, dedicado a primeiras obras, que tem início marcado para o dia 22 em Angers, em França.
Na competição de curtas-metragens está 'Arena', de João Salaviza, Palma de Ouro em Cannes. 'Algo Importante', do ilustrador João Fazenda, e ‘Passáros’, do autor de banda desenhada Filipe Abranches, foram distinguidos para a competição de cinema de animação.
Alguns filmes foram seleccionados para ser exibidos fora da competição. É o caso de 'A Meio da Noite', de Fernando José Saraiva, e 'Canção de Amor e Saúde', curta-metragem de João Nicolau.
Mais no Corrreio da Manhã.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Cinema perde 800 mil espectadores
Nos últimos três anos, as salas de cinema portuguesas perderam 800 mil espectadores. No entanto, de acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), as receitas de bilheteira aumentaram.
Embora provisórios, os dados estatísticos indicam que, em 2009, 15,6 milhões de espectadores foram ao cinema, o que representa a terceira queda consecutiva desde 2006, ano em que se registaram 16,4 milhões de espectadores.
Apesar das salas receberem menos amantes da sétima arte, a receita bruta de bilheteira aumentou, nos últimos três anos, 5,3 milhões de euros.
De acordo com a agência Lusa, ‘Idade do Gelo 3’, de Carlos Saldanha e Michael Thurmeier, foi o filme mais visto de todos os que estrearam comercialmente em 2009 nas salas de cinema portuguesas, totalizando 667551 espectadores e 3,7 milhões de euros de receitas. In Corrreio da Manhã.
Fantasporto com falta de apoios
O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, considerado por muitos como o maior congresso de cinema realizado em Portugal, celebra este ano a 30ª edição. Apesar da idade, tem sido muito complicado manter vivo o certame que apresenta os mais importantes filmes do mundo na área do cinema fantástico. Há falta de apoios e um corte no orçamento de 25 por cento face a 2009.
“Sem o apoio da Super Bock, que nos patrocina há mais de duas décadas, não seria possível fazer o Fantasporto, logo era difícil estarmos aqui prestes a comemorar 30ª edição. Talvez se o’Fantas’ não fosse no Porto, mas sim em Lisboa, tudo se tornaria mais fácil. Mas é no Porto que estamos e é no Porto que pretendemos continuar. Em Portugal só há grandes patrocínios para o futebol...”, lamentou o organizador Mário Dorminsky, na conferência de imprensa de apresentação do festival que decorreu, esta segunda-feira à tarde, no Porto.
Mais no Corrreio da Manhã.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Donostia Kultura ofrece ofrece espectáculo con texto de Saramago
Los niños y niñas podrán disfrutar de siete obras de teatro protagonizadas por títeres, cinco por actores, dos espectáculos de danza y uno en clave de clown. El grupo Markeliñe abrirá la temporada, el 20 de febrero, en la casa de cultura Gasteszena de Egia con la obra Uharte ezezagunaren istoria. Es un espectáculo basado en el cuento de José Saramago La isla desconocida, que la compañía vizcaína acaba de estrenar.
Circ-Cabaret Armando Rissotto ofrecerá el 27 de febrero en la casa de cultura Imanol Larzabal, y el 15 de mayo en Egia, un cabaré considerado una pequeña virguería en el mundo de los títeres y los mecanismos. Otra conocida compañía, Yllana, escenificará el 27 de marzo en el mismo escenario Zoo , una obra en clave de humor sobre la insensata aventura de unos exploradores chiflados que buscan un animal exótico.
Mais em El País, Espanha.
Manoel de Oliveira: mais uma!
Bruxelas homenageia Manoel de Oliveira
O realizador português Manoel de Oliveira vai ser homenageado pela Cinemateca belga e pelo bairro Flagey, no próximo dia 15 aquando da apresentação do seu mais recente filme “Singularidades de uma rapariga loura”.
Esta homenagem nasce de uma colaboração entre o Flagey, a Cinematek e a Embaixada de Portugal, com o apoio do BCP, da TAP e do Instituto Camões. Além do último filme do realizador, serão também exibidos na sala Studio 1 do Flagey “Vou para casa” (2001) e “Belle Toujours” (2006).
Mais no Correio da Manhã.
domingo, 10 de janeiro de 2010
Ana Paula Laborinho é a nova presidente do Instituto Camões
A docente universitária Ana Paula Laborinho toma posse segunda-feira como presidente do Instituto Camões, revelou hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Luís Amado justificou a escolha por a docente ser “uma pessoa de reconhecida competência, que tem uma experiência no sector”, apontando, ainda, a sua ligação ao Instituto Português do Oriente.
“Tem desenvolvido um trabalho importante na área das letras portuguesas”, declarou Luís Amado, à margem de uma visita do Governo ao distrito de Leiria.
A investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é “uma personalidade que nos dá garantia de ser uma boa gestora do Instituto Camões”.
sábado, 9 de janeiro de 2010
Dicionários actualizam palavras "casamento" e "matrimónio"
As edições online dos dicionários da língua portuguesa da Porto Editora e Priberam já actualizaram os sinónimos da maioria dos vocábulos relacionados com casamento, antecipando-se à aprovação sexta-feira pela Assembleia da República do casamento homossexual.
Os dois dicionários já definem casamento como um contrato "entre duas pessoas", sem distinguir o género, mas o da Porto Editora, disponível no site da Infopédia, ainda refere que, à luz do direito, o matrimónio é um "contrato perante a lei para um homem e uma mulher viverem em comum".
Ler + no JN
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Arte sacra vista por 110 mil em França
A exposição de arte sacra ‘Portugal Eternel – Patrimoine de la Région de l’Alentejo’, promovida pela diocese de Beja no Museu de Arte Religiosa de Lyon, em França, terminou com 110 mil visitantes. Segundo a organização, durante os quatro meses que esteve patente naquele templo despertou o interesse de vários públicos.
"A arte alentejana desperta, em França, um interesse que vai dos meios académicos ao grande público", diz José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, entidade responsável pela iniciativa, também patrocinada pela Presidência da República.
A exposição permitiu ainda a apresentação de peças praticamente desconhecidas, mesmo em Portugal, como é o caso da ‘Cabeça Degolada de S. João Baptista’, escultura em tamanho natural de madeira, sobre uma bandeja de prata. In Correio da Manhã.
Polémica em volta do nome 'Guimarães 2012'
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, recusou o pedido de registo de marca para utilização comercial dos nomes ‘Guimarães 2012’ e ‘Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura’.
De acordo com a agência Lusa, António Magalhães tenta evitar uma “apropriação por parte de entidades privadas de um património público que, como tal, deve ser salvaguardado”.
A proposta de dois empresários privados para registo de marca com fundos comerciais vai ser levada ao executivo municipal para discussão. A Câmara sublinha que “a promoção e divulgação do nosso património constituem um eixo fundamental da estratégia de desenvolvimento e afirmação da cidade e do concelho”.
Para o autarca, acima dos interesses económicos privados estão os interesses do município e a “salvaguarda do interesse público” passa por manter os símbolos da cidade na titularidade dos órgãos municipais. In Correio da Manhã.
sábado, 2 de janeiro de 2010
Maestrina Joana Carneiro elogiada em Itália
Maestrina elogiada pelo jornal 'La Repubblica' sobre o seu trabalho na orquestra de Berkeley, na Califórnia
O suplemento semanal, Io Donna, do jornal La Repubblica, na sua edição de fim de ano, incluiu Joana Carneiro no 40.° lugar entre cem mulheres no mundo inteiro que se distinguiram de um modo excepcional em todos os campos, desde o científico ao artístico, passando pelo da beleza, da riqueza e até da criatividade.
"Com apenas 33 anos, natural de Lisboa, a directora de orquestra está encarregada de dirigir, desde Janeiro, a Orquestra de Berkeley, na Califórnia. Em Setembro, di- rigiu de um modo extraordiná- rio um concerto no famoso Teatro La Fenice, em Veneza, onde foi aclamada não apenas pelo público entusiasta mas também, e pela primeira vez, pelos músicos membros da orquestra. Um caso raríssimo, já que em geral costumam ser "ossos duros" com as mulheres"... escreve o Io Donna, do La Repubblica.
Mais no Diário de Notícias.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Havia Um Menino que Era Pessoa
O Teatro da Trindade acaba de anunciar que, dado o sucesso obtido junto do público na temporada passada, o espectáculo ‘Havia um Menino que Era Pessoa’ prolonga a sua carreira em 2010.
O espectáculo – um projecto interactivo que tem como ponto de partida o livro ‘O Melhor do Mundo são as Crianças’ – é interpretado por José Figueiredo Martins e tem encenação de Lucinda Loureiro, actriz que o público tão bem conhece da televisão.
Mais no Correio da Manhã.