sexta-feira, 27 de março de 2009

Prado Coelho será nome de prémio

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, vai anunciar hoje, às 10.00, a criação do Prémio Nacional de Ensaio Literário Eduardo Prado Coelho, durante a abertura de um colóquio, na Biblioteca Camilo Castelo Branco, sobre o professor e ensaísta Prado Coelho, falecido em 2007, com 63 anos.

Fruto de uma parceria estabelecida com a Associação Portuguesa de Escritores (APE), o prémio, segundo a Lusa, terá o valor de 7500 euros e deverá ser atribuído anualmente a partir de 2010. Em homenagem a Prado Coelho, cujo espólio bibliográfico - 10 700 livros e cerca de 1800 periódicos - foi doado àquele município.

Mais no Diário de Notícias.

Portugal país convidado na Feira do Livro de León

O encontro literário ficará ainda marcado pela assinatura de um acordo entre as feiras do livro de León e Bragança, numa iniciativa que pretende aproximar as duas regiões e capitalizar nas semelhanças entre as duas línguas.

A iniciativa foi acordada em reuniões esta semana entre a conselheira de Cultura e Património da autarquia de León, Evelia Fernández, e a sua homóloga de Bragança, Fátima Gomes Fernandes.

Mais no Diário de Notícias.

quinta-feira, 26 de março de 2009

7 Poetas Portugueses na UniMet



Siete Poetas Portugueses, uma co-edição La Maja Desnuda/Universidad Metropolitana, será lançado hoje nos espaços da UniMet, a partir das 17 h. Trata-se de uma antologia pela qual é responsável a tradutora Nidia Hernández.

Nidia Hernández é condutora do programa de rádio La maja desnuda – antes na Emisora Cultural de Caracas, agora na Radio Nacional de Venezuela – que em mais de uma ocasião já foi totalmente dedicado à poesia portuguesa.

A antologia inclui versos de Sophia de Melo, Nuno Júdice, Casimiro de Brito, António Ramos Rosa, Ana Luísa Amaral, Rosa Alice Branco e Eugénio de Andrade.

Como se recordará o livro foi lançado, no meio português, a 6 de Dezembro do ano passado, durante o convívio de final de ano do Instituto Português de Cultura. Nessa oportunidade, o evento incluiu ainda uma interessante surpresa audiovisual: uma gravação com a imagem e voz dos poetas antologiados... experiência que será repetida hoje, durante a qual poetas venezuelanos lerão textos do livro.

terça-feira, 24 de março de 2009

António Botto faleceu há meio século



Falecido faz esta terça-feira 50 anos, António Botto foi um autor maldito e marginalizado, cuja poesia tem um recorte precursor, defende o escritor e crítico literário Eduardo Pitta, que orienta a reedição da sua obra completa.

Uma palestra sobre o autor de Canções e outros poemas, a realizar hoje às 18.30 horas na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, é o ponto alto da efeméride. Apesar do interesse ainda hoje sucitado pela sua obra em vários círculos académicos, Eduardo Pitta, o orador da sessão, acredita que, se Botto tivesse nascido no Reino Unido ou nos Estados Unidos, "seria hoje estudado em todas as universidades".

Mais no Jornal de Notícias.
Mais em Wikipedia.
Mais na Universidade do Minho.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Filme no arranque de ‘ano Agustina’



Agustina já viu o filme A Corte do Norte e gostou. Aliás, segundo João Botelho, realizador que adaptou o romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, da apreciação positiva dependia a ‘autorização’: "Se ela não gostasse não constava no genérico ‘adaptação de...’; teria de vir algo como ‘a partir da obra’ ou ‘inspirado em’", brinca o cineasta.

A Corte do Norte terá a antestreia a 14 de Março. No Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, um projector digital (a película foi rodada neste formato) mostrará a muitos ilustres – entre os quais deve estar o Chefe de Estado – uma Ana Moreira multiplicada por cinco mulheres, de distintas gerações, que perseguem o mesmo objectivo: desvendar a morte de Emília de Sousa.

Mais no Correio da Manhã.

sexta-feira, 20 de março de 2009

HOJE Exposição e Conferência Vieirina



Por iniciativa do Instituto Português de Cultura, hoje, às 20 horas, será inaugurada, nos espaços do Centro Português (Caracas), a Exposição Pe. António Vieira, gentilmente cedida pelo Instituto Camões. A exposição estará patente até 27 de Abril e posteriormente será exibida noutros locais da Comunidades.

A inauguração será seguida de uma conferência sobre essa figura singular, a qual estará ao cuidado do professor Miguel Moiteiro, leitor do Instituto Camões, no curso de Idiomas Modernos, na Universidad Central de Venezuela.

Versos no feminino para Dia Mundial da Poesia

São duas datas assinaladas numa única iniciativa. Juntando o Dia Mundial da Poesia (que anualmente se celebra a 21 de Março) e o Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8 de Março), a Biblioteca Municipal de Faro propõe o espectáculo Poesia Mulher.

A iniciativa, que se realiza no próximo dia 20, sexta-feira, a partir das 21h30, no edifício da biblioteca, é composta por um recital de homenagem à poesia feminina portuguesa. Com palavras e música de Afonso Dias e Tânia Silva, o espectáculo vai ‘visitar’ o mundo literário de mulheres poetisas de todos os quadrantes da cultura lusófona, que se destacaram na cultura mundial.

Mais no Correio da Manhã.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Sexta-feira, dia 20 - IPC encerra Ano Vieirino



Amanhã, às 20 horas, será inaugurada, nos espaços do Centro Português (Caracas), a Exposição Pe. António Vieira, gentilmente cedida pelo Instituto Camões.

A inauguração será seguida de uma conferência sobre essa figura singular, a qual estará ao cuidado do professor Miguel Moiteiro, leitor do Instituto Camões, na Universidad Central de Venezuela.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Filmes portugueses premiados no estrangeiro



Os filmes Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes, e Entre os Dedos, de Tiago Guedes e Frederico Serra, foram distinguidos este mês em festivais de cinema em Espanha e na Colômbia.

Aquele Querido Mês de Agosto, segunda longa-metragem de Miguel Gomes, recebeu o prémio Lady Harimaguada de Prata no 10º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas da Grande Canária, que terminou no passado fim-de-semana em Espanha.


Mas no Público.

Bailarina portuguesa vence Festival de Estugarda

A bailarina portuguesa Teresa Alves da Silva conquistou o 1º prémio do 13º Internationales Solo-Tanz-Theater Festival, que encerrou ontem em Estugarda, Alemanha, anunciou hoje a TOK´ART, plataforma de criação de dança contemporânea e artes performativas.

A bailarina foi escolhida entre dez finalistas dos 20 que participaram neste festival internacional, oriundos, entre outros países, dos Estados Unidos, Polónia, Alemanha, China, Hungria, Barbados, Canadá, Espanha, Finlândia, Japão, Grécia e Senegal.

Mas no Público.

Mais no Jornal de Notícias.

terça-feira, 17 de março de 2009

Ingleses ignoram Sousa Mendes



Está em Inglaterra há 25 anos, onde luta pela apresentação de peças teatrais baseadas em histórias portuguesas. O mais recente êxito baseou-se na vida de Aristides de Sousa Mendes.

Tal como o herói tenta salvar a sua amada, Alice de Sousa tentou salvar uma história condenada ao pó das prateleiras. A epopeia de Aristides de Sousa Mendes, o mais anónimo herói da história de Portugal, talvez por ironia, talvez coincidência, foi em Londres que subiu pela primeira vez aos palcos de um teatro.


Mais no Jornal de Notícias.

Teresa Salgueiro lança "Matriz": sete século de música portuguesa.

Teresa Salgueiro lança, no próximo dia 30, o seu novo disco, "Matriz", em que se faz acompanhar pelo Lusitânia Ensemble. No terceiro trabalho a solo, a voz que já foi dos Madredeus faz um percurso por sete séculos da música portuguesa.

O percurso musical da "Matriz" assenta na música antiga (remontando ao século XIII), popular e tradicional de norte a sul de Portugal, com um subcapítulo dedicado ao fado e, por fim, na música portuguesa contemporânea, recriando autores como Carlos Paredes, Fausto e Fernando Lopes Graça. O álbum inclui também um tema inédito, uma letra de Tiago Torres da Silva escrita de propósito para uma música de Armandinho, compositor "redescoberto" por Pedro Jóia.

Mais no Jornal de Notícias.

segunda-feira, 16 de março de 2009

João Botelho: "Voltei à linha justa”

João Botelho fala com sentimento sobre ‘A Corte do Norte’, adaptação do livro homónimo de Agustina Bessa-Luís. A antestreia do filme é hoje, no Teatro de São Carlos, com a presença do Presidente da República.

Mais no Correio da Manhã.

Mais no Público.

Brasil dá saltos! Portugal, passinhos!

Brasil elogia decisão de Portugal de adoptar Acordo Ortográfico este semestre.

Brasil dá saltos… Portugal, passinhos!

O Governo aguarda agora o lançamento, no próximo dia 19, da quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que incorpora as novas normas, para preparar um documento de orientação sobre a aplicação do Acordo Ortográfico. Esse documento deverá ser distribuído a professores e directores das mais de 200 mil escolas públicas do país ainda este semestre.

Segundo a Academia Brasileira de Letras, responsável pela elaboração do Volp, a nova edição, de 887 páginas, contém 349.737 vocábulos listados em ordem alfabética, além de cerca de 1500 estrangeirismos que aparecem ao final da obra. Foram adoptadas 15 medidas para suprimir dúvidas ou possíveis ambiguidades no texto do Acordo Ortográfico.

Em Portugal, o Vocabulário Ortográfico com as novas regras ainda está por produzir. O Governo português não fez ainda qualquer solicitação à Academia das Ciências de Lisboa nesse sentido. As mudanças ortográficas modificam 1,42 por cento do vocabulário em Portugal, e 0,43 por cento no Brasil.

Mais no Público.

sábado, 14 de março de 2009

NotiFax de 28 de Fevereiro






Escritores poderão continuar a escrever como antes - Editores


Lisboa, 13 Mar (Lusa) - Os editores Nelson de Matos e Vítor Silva Tavares afirmaram hoje à agência Lusa que não vão impor o novo acordo ortográfico aos escritores e às obras que publicam.

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, voltou a declarar, na quinta-feira, em Cabo Verde, que as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa deverão entrar em vigor ainda este ano, mas essa meta não preocupa os editores das Edições Nelson de Matos.

"Não faz parte das minhas preocupações nem dos autores que publico", disse Nelson de Matos à agência Lusa, sublinhando que não vai alterar os textos dos autores que publica quando o novo acordo ortográfico entrar em vigor.

Ler mais.

Notícias relacionadas:

Acordo Ortográfico: Brasileiros com novo Vocabulário Ortográfico

Acordo Ortográfico: Vocabulário Ortográfico está ainda por elaborar em Portugal

Entrada em vigor em Portugal decisiva para o sucesso do Acordo Ortográfico - Embaixador brasileiro

sexta-feira, 13 de março de 2009

França : Prémio Charles Bisset para Lídia Jorge




O romance Combateremos a Sombra, de Lídia Jorge, editado em 2007 pelas publicações Dom Quixote, foi distinguido com o Prémio Charles Bisset 2008, atribuído pela Associação Francesa de Psiquiatria, informou hoje a editora da escritora.

Segundo a Dom Quixote, Lídia Jorge é a primeira autora portuguesa a receber este prémio, pela primeira vez atribuído em 1987 e que distingue obras que, pela sua qualidade, "evocam e aprofundam a problemática humana e que respeitem a verdade dessa problemática".

Mais no Público.

MEIRELLES LLEVA AL CINE EL PESIMISMO DE SARAMAGO

El cineasta brasileño Fernando Meirelles, responsable de Ciudad de Dios o El jardinero fiel, traslada a la gran pantalla Ensayo sobre la ceguera, novela de José Saramago en la que el Nobel portugués hace gala de su visión pesimista y apocalíptica de la humanidad.

A ciegas, protagonizada por Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal y Don McKellar, arranca cuando un hombre que va en su coche se queda ciego de pronto y todos aquellos con los que se va encontrando padecen la misma desgracia. Así, con esta extraña epidemia de fondo el realizador indaga en lo bueno y lo malo del ser humano.

Mais em El Mundo, Espanha.
Mais em El País, Espanha.
Comentário adicional aquí.

Livro sobre Gago Coutinho apresentado na Biblioteca de Faro

Os Encontros com escritores vão marcar novamente presença na Biblioteca Municipal de Faro.

Neste âmbito, Sebastião de Sousa Chaveca vai estar à conversa com os seus leitores e amigos sobre o seu livro ‘Gago Coutinho, Génio Invulgar Natural de S. Brás de Alportel’, obra que é hoje apresentada por António Marques, director do ‘Correio Meridional’, pelas 18h00. Meia hora antes é inaugurada a exposição temática sobre António Feliciano de Castilho. Serão convidados especiais o embaixador do Brasil e Lauro Barbosa da Silva Moreira.

Mais no Correio da Manhã.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Meirelles: "'A ciegas' es un filme que se entiende mejor en países latinos"

El cineasta brasileño Fernando Meirelles, que presenta en España su última película, basada en la novela Ensayo sobre la ceguera, de José Saramago, aseguró anoche en Madrid que los latinoamericanos entienden mejor la esencia del filme. "Tengo la impresión de que A ciegas va a ir muy bien en España, como fue muy bien en Portugal, Brasil o México. Fue fatal en Estados Unidos, pero es porque creo que los países latinos entienden mejor esta película", reflexionó durante un coloquio celebrado en la Casa de América.

Mais em El País.

quarta-feira, 11 de março de 2009

NotiFax de 15 de Fevereiro

Instituto Camões - Curso de divulgação a distância: I República e Republicanismo


O Instituto Camões, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, vai lançar a 1.ª edição do curso de divulgação a distância A I República e o Republicanismo, com coordenação científica da Prof.ª Doutora Maria Cândida Proença, professora auxiliar com agregação no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (aposentada), doutorada em História Cultural e das Mentalidades (Séculos XIX e XX), investigadora do Instituto de História e do Prof. Doutor Luís Farinha, professor do ensino secundário, doutorado em História Política e Institucional Contemporânea, investigador do Instituto de História Contemporânea.

Ler mais

terça-feira, 10 de março de 2009

Maestro Victorino d´Almeida estreia «Sinfonia do Funchal»


O maestro António Victorino d´Almeida apresenta em estreia no sábado a sua «Sinfonia do Funchal» num concerto a realizar na capital madeirense.
O maestro foi convidado para dirigir a Orquestra Clássica da Madeira (OCM))no âmbito do festival que decorre este ano na região para assinalar os 200 anos da morte do compositor austríaco Franz Joseph Haydn.

Neste contexto, Victorino d´Almeida dirigirá a OCM na execução da Sinfonia n.º 49, em Fá menor, «A Paixão».

Este ciclo de concertos trará ao longo do ano à Madeira outros músicos e maestros, casos de António Lourenço, o pianista António Oliveira e o violoncelista Lászlo Szepesi.

O programa inclui a estreia na região de Nuno Miguel Henriques e a estreia mundial da peça «Romanza e Rondo», de Pedro Faria.

Diário Digital / Lusa

Sofia Escobar: outra vez será!



Sofia Escobar, a actriz portuguesa candidata ao Prémio Laurence Olivier na categoria de Melhor Actriz de Teatro Musical, pela sua ‘Maria’ de ‘West Side Story’, não venceu o prestigiado galardão.

Na corrida aos mais importantes prémios de teatro britânicos, atribuídos ontem em Londres, estavam actrizes mais experientes e populares em terras de Sua Majestade, como Kathryn Evans (‘Sunset Boulevard’), Ruthie Henshall (‘Marguerite’), Elena Roger (‘Piaf’) ou Emma Williams (‘Zorro’).
A vitória coube à argentina Elena Roger pelo seu papel como ‘Edith Piaf’.

Mais no Correio da Manhã.

Mais em Jornal de Notícias.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Saramago inspira La Fura dels Baus

Duas dezenas de alunos do ensino secundário de Santa Maria da Feira vão ter a oportunidade de participar, a partir de segunda-feira, num workshop da companhia catalã La Fura dels Baus, célebre pelos seus espectáculos feéricos e pela marca multidisciplinar que imprimiu às artes performativas.

Promovido pelo Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua, daquela cidade, o workshop inspirar-se-á no Memorial do Convento, de José Saramago, com o objectivo, sublinha a autarquia em nota de imprensa, de "promover a leitura junto das gerações mais jovens" e, simultaneamente, "envolver os participantes na metodologia criativa da companhia".

Mais no Público.

Cidadãos querem reaver tesouro vendido a Madrid

Moedas do período romano e seis peças de ourivesaria arcaica, dos séculos II e I a. C., de prata, atribuídas aos lusitanos. É este conjunto, conhecido como o "tesouro de Chão de Lamas", que a Universidade Sénior de Miranda do Corvo quer ver de regresso a Portugal.

O tesouro foi encontrado na aldeia de Chão de Lamas, do concelho de Miranda do Corvo, em 1913 e desde 1922 que está em exposição no Museu Arqueológico Nacional, em Madrid.

Mais no Diário de Notícias.

quinta-feira, 5 de março de 2009

O Vale da Paixão de Lídia Jorge editado na Roménia



O romance "O Vale da Paixão", de Lídia Jorge, publicado em 1998, é editado esta semana na Roménia, com chancela da Editura ART, informou o Grupo Leya. A obra, publicada com o título "Valea Pasiunilor", foi traduzida para romeno por Micaela Ghitescu.

Este romance, distinguido com o Prémio D. Dinis/Casa de Mateus em 1998, foi já publicado na Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Suécia, Itália, Israel, Brasil, Islândia e Reino Unido.

Mais no Público.

Manoel de Oliveira: A vida é sempre curta para fazermos tudo

O cineasta Manuel de Oliveira falou ao 'CM' sobre a exposição homenagem que lhe fizeram, bem como da sua vida e obra.

Correio da Manhã – Como se sente com esta exposição em sua homenagem?

Manoel de Oliveira – Sinto-me muito gratificado. É uma exposição excepcional que contém coisas que me dizem muito. Esta exposição sou eu, é, no fundo, a minha obra.

Mais no Correio da Manhã.

Fado y vida en Alfama con Ana María Matute

Subiendo la Rua de Santa Cruz do Castelo se llega al Castillo de San Jorge, cumbre del barrio de Alfama. Lisboa es el refugio que elige Ana María Matute. No ha sido una decisión fácil. Ella, viajera infatigable, presume de haber dado tantas vueltas al mundo como sus 82 años han dado de sí. En cada lugar ha sido tan bien recibida que cuesta escoger uno sólo. Pero la capital lusa "respira otro aire" y "la amabilidad y cercanía de su gente" acaba por vencer la balanza.

"Alfama sabe a fado", la expresión artística portuguesa más internacional. El fado es pena, música que nace del duelo y la aflicción y, sin embargo, Alfama "es auténtica felicidad". Esta contradicción bebe de las callejuelas de un barrio viejo que resiste a la modernidad en sus cafés, parapetado en el eco de la voz de Amália Rodrigues. Si el día es claro, desde lo alto de la colina sobre la que se asienta se puede ver toda la ciudad. "Es la madre de Lisboa", asegura la autora de Paraíso Inhabitado (Ed. Destino), su última obra.

Mais en El País.

Aplicar Acordo Ortográfico neste ano "é gravíssimo"

Os autores do Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa contra o Acordo Ortográfico criticaram a intenção do Governo de aplicar o acordo "em 2009". O linguista Fernando Cristóvão defendeu o acordo como "instrumento para todos se compreenderem".

A crítica à anunciada intenção governamental de fazer aplicar o acordo em Portugal "ainda neste ano", o que os autores do manifesto consideram "gravíssimo", foi feita ontem, dia em que Fernando Cristóvão interveio a favor do Acordo Ortográfico, na abertura da Expolíngua, que decorre até amanhã em Lisboa.

Mais no Correio da Manhã.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Saramago, Meirelles y su versión de la ceguera



José Saramago tenía la mañana 'peleona'. "Es curiosa la situación del autor. Escribe una novela, a un productor le gusta, busca a un director y, juntos, hacen lo que quieren con ella. Y después el autor tiene que decir que sí, que está bien". El Nobel de Literatura ha estado en Madrid para presentar la adaptación cinematográfica de su 'Ensayo sobre la ceguera'. Sentado a su derecha, Fernando Meirelles, el responsable de la 'conversión' [reproduzca el vídeo para ver la entrevista].

El director brasileño -'Ciudad de Dios' (2002) y 'El jardinero fiel' (2005)- ha llevado al cine la historia de esa epidemia de ceguera que se extiende sin piedad, ni explicación, entre los habitantes de una ciudad. Una epidemia que saca lo peor del ser humano: los primeros enfermos son aislados en un hospital por miedo al contagio y en esa microsociedad se desencadena una lucha por la supervivencia en la que se impone la ley del más fuerte, sometimientos, violaciones y asesinatos incluidos.


Mais en El Mundo.

Lagos: arqueólogos descobrem cais da ribeira do século XVII

Um cais do século VXII, duas portas de acesso à cidade de Lagos, e uma muralha entre o Palácio dos Governadores e a Messe Militar são as recentes descobertas arqueológicas junto à frente ribeirinha lacobrigense, informou hoje a autarquia.

No âmbito do processo de requalificação da Frente Ribeirinha, e enquadrado na intervenção arqueológica em curso, acaba de ser encontrado em Lagos o cais da ribeira com cerca de 400 anos, refere a Câmara e a empresa de arqueologia responsável pelos achados, num comunicado de imprensa conjunto enviado esta manhã.

Os arqueólogos indicam que a estrutura identifica um momento mais antigo da utilização, "da época moderna [século XVII]", e um outro momento que esteve em funcionamento até aos anos 40 do século XX.

Mais no Público.

terça-feira, 3 de março de 2009

"Um amor de perdição", de Mário Barroso, seleccionado para festival argentino



O filme "Um amor de perdição", uma adaptação livre de Mário Barroso de um romance de Camilo Castelo Branco, foi seleccionado para o Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, que decorrerá em Março e Abril na Argentina.

De acordo com a distribuidora Atalanta Filmes, "Um amor de perdição" integrará a selecção internacional do festival, que decorrerá entre os dias 25 de Março e 05 de Abril.

O filme, produzido por Paulo Branco e com Tomás Alves, Patrícia Franco, Catarina Wallenstein e Willion Brandão nos principais papéis, é uma adaptação livre do romance "Amor de perdição", de Camilo Castelo Branco.

Mais em RTP.

Berlim: inauguradas duas exposições sobre cultura portuguesa

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugura na próxima semana em Berlim uma exposição sobre o realizador Manoel de Oliveira e outra sobre arquitectura portuguesa, no âmbito de uma visita de Estado à Alemanha.

Cavaco Silva estará naquele país entre terça e sexta-feira, a convite do Presidente Horst Köhler, e do programa oficial consta, no primeiro dia de visita, a inauguração de uma exposição dedicada ao realizador português Manoel de Oliveira, na Academia das Artes em Berlim.

Mais no Jornal de Notícias.

Exigida devolução de tesouro português exposto em Madrid

Uma instituição de Miranda do Corvo vai exigir às autoridades espanholas a devolução a Portugal do "Tesouro de Chão de Lamas", valioso conjunto de peças do século II A.C. que estão expostas no Museu Arqueológico de Madrid.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), Jaime Ramos, disse hoje à agência Lusa que o processo de reivindicação do achado arqueológico, que inclui jóias de ouro e prata, vai avançar por iniciativa da Universidade Sénior, uma das valências do Centro de Dia da ADFP.

Mais no Jornal de Notícias.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Fantasma da morte sobre o Fantasporto?



Mário Dorminsky, director do Fantasporto, aproveitou ontem a sessão de entrega dos prémios para admitir que a edição de 2010 "está em dúvida". O também vereador da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia alertou para os efeitos da crise no financiamento do festival. "Oitenta por cento do apoio é privado e enfrentamos uma crise financeira grave", disse.

Mais no Correio da Manhã.

Cascais: Igreja matriz tem ossadas de bebés

Em Dezembro de 2008, quando a Câmara Municipal de Cascais quis instalar um Ecoponto em vários locais do centro histórico da vila e iniciou obras nos terrenos anexos da igreja matriz (Nossa Senhora da Assunção), confrontou-se apenas a um metro de profundidade do solo com a descoberta inesperada de ossadas humanas de bebés, crianças, jovens e adultos aparentemente de várias idades e também com vestígios de cerâmica, vidro e metal.

Mais no Correio da Manhã.

domingo, 1 de março de 2009

Adeus a Sérgio Alves Moreira


Aos 77 anos, faleceu em Caracas Sérgio Alves Moreira, um dos fundadores da Comissão Fernando Pessoa, que posteriormente deu nascimento ao Instituto Português de Cultura. Sérgio, como era conhecido, nasceu em Espinho. Ainda jovem emigrou para a Venezuela, tendo vivido entre nós – em Caracas e Barcelona – durante mais de 50 anos.
Nele concorreram duas grandes paixões: a literatura e a política. Opositor declarado da ditadura do Estado Novo, foi com absoluta naturalidade que, em 1958, passou a formar parte da Junta Patriótica Portuguesa, e que, em 1961, participou activamente na preparação de umas das acções mais mediáticas contra a ditadura: a captura do Santa Maria. Devido a desencontros de opinião com o capitão Henrique Galvão, à ultima hora não embarcou no navio.
No campo cultural, esteve constantemente rodeado de livros – sem favor algum, foi reconhecido como um dos melhores livreiros da Venezuela – e fez do seu local de trabalho – a Librería Divulgación – um local de divulgação da literatura portuguesa.
Nos últimos tempos, fundamentalmente por razões de saúde, não nos pode acompanhar com a frequência que desejava, mas não deixou, porém, de se manifestar atento e solidário com o nosso trabalho. Aos seus amigos e família, a nossa manifestação de fraterna solidariedade.

Passamento de Agostinho Macedo

Agostinho Macedo, uma das personalidades mais conhecidas da Comunidade Portuguesa, faleceu em Caracas, aos 75 anos, após prolongada doença. Era natural da Ribeira Brava e ainda adolescente emigrou para a Venezuela em 1948. Três anos depois, com o apoio de outros conterrâneos, começou a construção de um império económico, cujo emblema principal é a Central Madeirense – fonte de trabalho directo para seis mil pessoas – seguido de perto por uma instituição financeira, que conta actualmente com perto de 30 balcões e mil e seiscentos funcionários.
O nome deste empresário, de discreto perfil mediático mas de inegável importância no sector económico da Venezuela, está igualmente ligado ao associativismo, especialmente no que respeita ao Centro Português de Caracas. Em tanto que presidente da fundação da Central Madeirense, apoiou igualmente diferentes acções de tipo cultural, entre elas a publicação de Antologia da Poesia Portuguesa, uma iniciativa do Instituto Português de Cultural.
Aos amigos e familiares fazemos chegar a nossa palavra de sincero pêsame.

Arquitectura portuguesa distinguida nos EUA e em Israel

O projecto "Casa no Gerês", da autoria dos arquitectos Graça Correia e Roberto Ragazzi, recebeu novas distinções nos EUA e em Israel, que sucedem a diversos outros prémios conquistados a nível internacional.

"Casa no Gerês" recebeu da parte do International Design Award (IDA), em Los Angeles, a distinção de melhor trabalho na área de categoria residencial, tendo sido também distinguido em Israel, com o prémio da publicação "Architecture of Israel Quarterly", na categoria de melhor projecto do ano.

Mais no Público.