sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cinemas portugueses perderam 400 mil espectadores em 2008

Em 2008, e pelo segundo ano consecutivo, as salas de cinema portuguesas perderam espectadores. Apesar disso, aumentaram as receitas de bilheteira, à conta da subida do preço dos bilhetes, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Mais no Público.

Mirandês: A ameaça é a globalização

Nos dez anos do mirandês como segunda língua oficial de Portugal, os estudiosos da "lhéngua" alertam: apesar de não estar em perigo, o mirandês está ameaçado pela modernização, sendo importante criar mecanismos para a sua manutenção.

O mirandês sobreviveu ao longo dos séculos devido, principalmente, ao isolamento da região em que a língua estava inserida e ao facto de ser transmitida através da tradição oral. Ora, actualmente, com a globalização e consequente "ameaça" de outras línguas, mais faladas através dos mais diversos meios de comunicação, os riscos são iminentes.

Mais no Jornal de Notícias.

HOJE: Tertúlia Musical


O bar A Nau do Centro Português recedbe hoje a Tertúlia Musical, organizada pela Instituto Português de Cultura.
O evento terá como centro a figura de Carmen Miranda, a portuguesa que se tornou símbolo da música brasileira durante boa parte da primeira metade do século XX.

Com a participaçao de:

* Jhonatan Rodríguez acompanhado por: José Carlos Rebelo
* Trio Acordionistas
* Grupo Tradições

Serao igualmente apresentado vídeoclips de Carmen Miranda

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Amanhã: Tertúlia Musical

Com ocasião dos 100 anos do nascimento de Carmen Miranda, o IPC apresenta uma Tertúlia Musical tendo como centro a figura da famosa intérprete da música brasileiro dos anos 40 e 50 do século passado.

Nasce Maria do Carmo Miranda da Cunha, na Freguesia de Várzea da Ovelha, pertencente ao Conselho de Marco de Canavezes, antiga São Martinho da Aliviada, no Distrito do Porto, em Portugal. Recebeu o nome Maria do Carmo em homenagem à sua madrinha Da. Maria do Carmo Pinto Monteiro. Foi batizada na Igreja de São Martinho da Aliviada. Era filha de José Maria Pinto da Cunha (17-2-1887 / 21-6-1938) e de Maria Emilia Miranda da Cunha (10-3-1886 / 9-11-1971)

Os filhos do casal, pela ordem: Olinda (8-10-1907 / 31-3-1931), Maria do Carmo (Carmen), Amaro (15-6-1911), Cecilia (20-10-1913), Aurora (20-4-1915 / 22-12-2005) e Oscar (18-7-1916 / 01-01-2001), os 4 últimos nascidos no Rio de Janeiro

Carmen nasceu numa casa assobradada de pedra, no ponto hoje chamado de Obras Novas, na citada freguesia.

O nome "Carmen" trata-se de abreviação de Maria del Carmen, que é o mesmo que Maria do Carmo. De origem espanhola, foi muito difundido em razão da ópera "Carmen" de Bizet, a partir de 1875. Comumente, quem tem por nome Maria do Carmo é chamada de Carmen ou Carminha. Não foi Carmen um nome artístico, mas, primeiramente, familiar.


Mais informação aqui.

Manoel de Oliveira homenageado em Berlim

Manoel de Oliveira vai receber a Berlinale Kamera do Festival Internacional de Berlim, prémio que distingue personalidades ou instituições ligadas ao festival. A distinção tem lugar a 10 de Fevereiro, no Cinema Paris, em Berlim.
O director do festival, Dieter Kosslick, começou por dizer, ontem, em conferência de Imprensa, que este ano seria atribuída mais uma Berlinale Kamera, mas que ainda era surpresa, remetendo os jornalistas para um comunicado posterior.

Mais no Jornal de Notícias.

O cinema português devia ter quotas

Second Life estreia-se hoje
Na antestreia de Second Life, há uma semana no Centro Cultural de Belém, Alexandre Valente disse tratar--se "de um filme que vai mudar a história do cinema português". Chegada a hora da estreia em sala, e com um elenco em que sobressaem Cláudia Vieira, Liliana Santos e o polaco Piotr Adamczyk, o produtor não esconde a ambição e assume ter produzido uma obra "para o público" em que o termo "cinema comercial" não deve ostentar "uma carga negativa". Valente pretende desmistificar o rótulo e questiona: "Será que o Saraband ou o Match Point não são comerciais?"

Mais no Diário de Notícias.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pessoa e Madredeus na entrada em vigor do acordo ortográfico no Brasil

A exposição Lugares de Fernando Pessoa é exibida hoje pela primeira vez no Brasil, no arranque da Semana Brasil-Portugal, em Brasília. No decorrer da iniciativa, até 1 de Fevereiro, além de concertos de Madredeus e do pianista Adriano Jordão, haverá também um debate com o cineasta Fernando Meirelles, realizador do filme Ensaio sobre a Cegueira, baseado na obra do Nobel português José Saramago. A semana marca a entrada em vigor do acordo ortográfico no Brasil.

Mais no Público

Literatura: Fernando Namora homenageado 20 anos após a morte


Lisboa, 26 Jan (Lusa) - O escritor Fernando Namora será evocado no próximo fim-de-semana, por ocasião do 20.º aniversário da sua morte, em duas sessões promovidas pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pela secção regional do sul da Ordem dos Médicos.

Fernando Namora (15 de Abril 1919 - 31 de Janeiro 1989), a quem o presidente da APE, José Manuel Mendes chama "um dos escritores maiores do nosso século XX, médico e cidadão cuja memória perdurará e a todos implica", será homenageado sábado, dia 31, às 15:30, num colóquio presidido por Mário Soares que decorrerá no Auditório da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

Mais no JN

CTT homenageiam Henrique Pousão e Soeiro Pereira Gomes


Na próxima terça-feira (dia 27) será lançada a primeira emissão do ano pelos Correios de Portugal (CTT) dedicada aos Vultos da História e da Cultura, com a taxa única de 32 cêntimos dedicados a Henrique Poisão e Soeiro Pereira Gomes. Por sua vez, na quarta-feira serão emitidos igualmente dois selos comemorativos do 10º aniversário do Euro com as taxas de 0,47 e 1 euro.



Mais no Correio da Manhã.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

HOJE: A Caixa


Continuando com o Ciclo Homenagem a Manoel de Oliveira, o Instituto Português de Cultura apresenta hoje A Caixa.

Local: Salão Nobre do Centro Português, às 19 horas.

A CAIXA é uma adaptação à maneira de uma parábola, tirada da peça homónima de Prista Monteiro.
A acção concentra-se nas escadinhas dum bairro pobre e conta a derradeira desventura dum velho cego a quem já por uma vez lhe roubaram a caixa de esmolas - seu ganha-pão oficializado. A filha, para além dos trabalhos de casa, afadiga-se com roupas que passa a ferro para fora. O homem, dela, um marginal desempregado como outros tantos dos seus amigos, vive às custas da caixa do cego, que agora é roubada pela segunda vez.
O caso levanta grande conflito que desanda em tragédia, a qual, por ironia do destino acaba por libertar a filha da anterior carga familiar e...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Começa hoje na Gulbenkian congresso internacional sobre promoção da leitura


Ler o quê? Tudo. Anúncios, legendas, jornais e até receitas de culinária, mas principalmente literatura. E para quê? Para ampliar as capacidades do cérebro, aprender a pensar, a ver com o olhar dos outros e a recriar emoções ou sentimentos. A leitura torna o mundo mais inteligível e as pessoas mais inteligentes. Além disso, está vinculada directamente à educação e à cultura e também ao desenvolvimento social e económico sustentado de qualquer país. Quem o diz são os especialistas em promoção da leitura que hoje e amanhã se reúnem em congresso internacional na Gulbenkian, em Lisboa. O tema é Formar Leitores para Ler o Mundo e o objectivo também.


Mais no Público.

Brasil - Saramago e Gonçalo M. Tavares entre 10 melhores autores editados

Lisboa - Os romances «A Viagem do Elefante», de José Saramago, e «Aprender a Rezar na Era da Técnica», de Gonçalo M. Tavares, estão na lista dos «10 grandes livros» publicados no Brasil em 2008, da revista brasileira Época, avançou a agência Lusa.

Editados pela brasileira Companhia das Letras, os dois romances integram uma lista que inclui títulos como «O Fantasma Sai de Cena», do norte-americano Philip Roth, «O Tigre Branco», de Aravind Adiga, vencedor do Booker Prize 2008, e «O Africano», do prémio Nobel da Literatura 2008, J.M.G. Le Clézio.

Mais de Jornal Digital.

Correntes d´Escritas reúne 120 escritores de 15 países

Cento e vinte escritores de 15 países reúnem-se a partir de 11 de Fevereiro na Póvoa de Varzim para falar de literatura, na 10ª edição das Correntes d´Escritas, o maior encontro de autores de expressão ibérica em Portugal.
Do total de escritores portugueses, espanhóis, africanos e latino-americanos convidados - o dobro dos participantes nas edições passadas - 34 estão pela primeira vez presentes no encontro em que, ao longo de quatro dias, os temas em debate são todos retomados de anos anteriores, numa espécie de «edição comemorativa» dos 10 anos de vida, e está previsto o lançamento de 35 livros, disse à Lusa fonte da organização.

Mais em Diário Digital.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Maria João Pires esgota Grande Auditório do CCB


Faltam ainda nove dias, mas o recital de Maria João Pires no Grande Auditório do CCB já está esgotado, comunicou ontem a instituição.

Já assim sucedera da última vez, aquando do seu primeiro recital ali, na qualidade de Artista Associada da temporada 2008/2009. O que não obstou a que houvesse vários lugares vazios na plateia.

Mais no Diário de Notícias.

Duas mulheres é o novo filme de João Mário Grilo

João Mário Grilo regressa à ficção depois do documentário O Tapete Voador. O cineasta de A Falha já está a filmar Duas Mulheres em Lisboa, com um elenco de luxo.
Neste thriller romântico com direito a final surpreendente, diz a produção (Costa do Castelo), brilham Beatriz Batarda, Virgílio Castelo e Débora Monteiro.

Mais no Correio da Manhã.

Londres: Peça dá a conhecer Aristides de Sousa Mendes

A história de Aristides de Sousa Mendes vai ser dramatizada em Londres por uma companhia de teatro dirigida pela portuguesa Alice de Sousa, que espera assim dar a conhecer os feitos do diplomata ao público britânico.

Mais em Diário Digital.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nova edição de "À Sombra da Memória" marca aniversário de Eugénio de Andrade


Porto, 19 Jan (Lusa) - A Fundação Eugénio de Andrade lançou hoje, na passagem do 86º aniversário do nascimento de Eugénio de Andrade, falecido em 2005, uma nova edição de À Sombra da Memória, originalmente publicado em 1993.
Na sessão de lançamento, coube a António Oliveira, autor de uma tese sobre a obra de Eugénio de Andrade, a apresentação do livro, tendo o actor António Reis lido um texto original do escritor Gonçalo M. Tavares escrito propositadamente para o prefácio desta reedição.

Leia mais.

Manuel Alegre publicado em Itália

Cane come noi será o título da versão italiana do livro que conta a história de Kurika, cão que acompanha várias gerações da família do poeta e deputado.
Editado em 2002, pelas Publicações D. Quixote, Cão como nós vai já na 17ª edição em Portugal, tendo ultrapassado os 100 mil exemplares vendidos.
Em 2007, o livro foi lançado no Brasil pela editora Agir.

Mais em Diário Digital.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Teolinda Gersão vence Prémio Inês de Castro


A autora de A mulher que prendeu a chuva foi, ontem, distinguida com a segunda edição do Prémio Literário da Fundação Inês de Castro, sedeada em Coimbra. Um prémio de valor "afectivo", considerou Teolinda Gersão, natural da urbe estudantil.


Mais no Jornal de Notícias.

Manoel de Oliveira estreia em Berlim

O novo filme de Manoel de Oliveira, Singularidades de uma rapariga loura, passará em estreia mundial na 59.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, em Fevereiro, anunciou a organização do certame.
O realizador português assistirá em Berlim à estreia do filme, no Cinema Paris, na Kurfuerstendamm, famosa avenida da parte ocidental da cidade, em dia e hora ainda a programar.

Mais no Jornal de Notícias.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Livro sobre Colombo em versão inglesa


A versão em língua inglesa do livro Cristóvão Colon [Colombo era Português, do médico Manuel Luciano da Silva, radicado nos EUA há 63 anos, foi posta à venda, a 25 dólares (19 euros), nas lojas virtuais Amazon.com e eBay.



Mais no Correio da Manhã.

Maestrina portuguesa dirige na Califórnia

A nomeação foi feita por videoconferência, ao fim da tarde de ontem: a maestrina portuguesa Joana Carneiro é a nova directora musical da Berkeley Symphony, na Califórnia, EUA, sendo a terceira pessoa a ocupar a posição e substituindo Kent Nagano, que assumia o cargo desde 1978.



Mais no Correio da Manhã.

Elefante chega a México e Colômbia

O último livro de José Saramago sairá no próximo mês de Fevereiro no México e Colômbia, entre outros países do continente americano. Na Argentina, Chile, Uruguai, Perú e Equador foi editado ao mesmo tempo que no Brasil, no passado mês de Novembro. De acordo com as listas elaboradas pelos meios de comunicação, a partir de informações fornecidas pelas livrarias, A Viagem do Elefante assume-se como um dos livros com melhor aceitação pelos leitores. Também nos Estados Unidos já se encontra disponível a edição em espanhol.



Mais no blogue da Fundação Saramago.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

HOJE: Non ou a vã glória de mandar


Começa hoje, no Salão Nobre do Centro Português, em Caracas, o Ciclo de Homenagem a Manoel de Oliveira.

Non ou a vã glória de mandar é o filme que marca o início do ciclo, organizado pelo Instituto Português de Cultura.


Baseado na história de Portugal, Non ou a Vã Glória de Mandar, recorda as batalhas travadas pelos portugueses desde o tempo de D. Afonso Henriques até à guerra colonial.
Há quem considere o filme demasiadamente filosófico, por causa das lições do Alferes Cabrita e as perguntas e comentários dos furrieis, dos cabos e dos soldados. Há quem interprete as mesmas palavras como sendo história de Portugal, o facto é que Oliveira desfaz estes mitos no final.
O filme é mais uma reflexão sobre a História de Portugal, do que propriamente história. É uma forma particular de ver alguns acontecimentos que mais marcaram Potugal, ligando a Batalha de Alcácer Quibir ao 25 de Abril. Na primeira morremos e na segunda morreu o Alferes Cabrita.
Non, ou a Vã Glória de Mandar recorre a magestosos cenários de batalha, com a reconstituição da batalha de Alcácer Quibir. Para além do enorme número de guerreiros a cavalo em cena há uma grande diversidade de adereços da época que cada soldado exibe. Uma outra cena idêntica mas como é óbvio com uma outra dimensão é a guerra colonial em África.
«VÃ é a glória de mandar. É a glória de mandar - essa de que paradoxalmente D. Sebastião se despede em Alcácer Quibir - é a glória que o narrador se propõe e cuja vanidade a cada momento Oliveira sublinha, destroçando a narrativa, através da singularissima "decoupage" de um dos seus filmes mais fragmentados. Só que o narrador é ele também uma personagem fragmentada e os seus três grandes fragmentos (como Viriato, como Ninguèm e como Alferes Cabrita) viveram dessa glória e para essa glória até descobrirem, nas chamas, nos destroços e no sangue, como essa glória era igualmente vã».*
* João Bénard da Costa - Ficha da Cinemateca Portuguesa, 8 de Março de 1991.

Consulado de Portugal: Notícia de interesse


O Consulado geral de Portugal em Caracas informa que o Instituto Camões continua a apostar na formação à distância como objectivo de levar o ensino da língua, literatura e cultura portuguesa a públicos que habitualmente não dispõem acesso formação nestas áreas. Para divulgação, informa-se que estão previstos os seguintes cursos para o 2º semestre, a iniciar no próximo dia 10 Fevereiro:

● Curso de especialização pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea.
● Intercompreensão (Português, Espanhol, Francês)
● Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado
● A Novíssima Poesia Portuguesa e a Experiência Estética Contemporânea
● Literatura Dramática Portuguesa Contemporânea
● Portuguese for foreigners, level 1
● Portuguese for foreigners, level 2/ Português para estrangeiros, nível 2
● Português para estrangeiros, nível 3

Calendário:

● 7 a 25 de Janeiro de 2009 – inscrições
● 26 a 28 de Janeiro de 2009 – selecção de candidatos
● 29 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2009 – período de pagamento
● 10 de Fevereiro de 2009 – início dos cursos.
Aproveita-se oportunidade para informar que, ainda durante 1º trimestre, iniciar-se-á Curso de Interpretação de Conferências e será lançado outro dedicado à História da Primeira República.

Mais informação em http://www.instituto-camoes.pt/cvc

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sofia Escobar triunfa em ... Londres!



A portuguesa Sofia Escobar é candidata ao título de Melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra. A sua representação de Maria, em "West Side Story", valeu-lhe a nomeação, de acordo com o portal de espectáculos britânico Whatsonstage.

Mais na Sic.

Joe Berardo defende entrada gratuita nos museus portugueses

O empresário e coleccionador Joe Berardo defendeu hoje que "os museus em Portugal deveriam ser todos de entrada gratuita para a população".


Mais no jornal Público.

Manoel de Oliveira: E agora... O Estranho Caso de Angélica!

O realizador português Manoel de Oliveira, homenageado ontem no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, anunciou a estreia do seu próximo filme, "O Estranho Caso de Angélica", no Festival de Cannes.


Mais no jornal Público.

Ciberdúvidas: doze anos a tirar dúvidas sobre a Língua Portuguesa

Com um arquivo de 30 mil respostas a dúvidas sobre a língua portuguesa e 2,5 milhões de visitas mensais, o Ciberdúvidas, espaço de promoção do português na internet, completa amanhã 12 anos de existência.

Mais no jornal Público.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Poesia Completa de Herberto Hélder


O madeirense Herberto Helder voltou. E com ele o cortejo do desassossego. A Faca Não Corta o Fogo interrompe um silêncio de quatro anos, mas desta feita nem índice há. Os mais atentos darão conta, no fim de cada núcleo, de títulos entre parêntesis. E é tudo. Se em 2004, com Ou o Poema Contínuo, nos podíamos apoiar na cronologia, os poemas a eito desde A Colher na Boca, agora nem isso. A súmula é uma sucessão de rasuras, e o novo, ou inédita, uma moratória de poemas a haver.

Mais na revista Ler.

António Variações: Filme em tribunal

O filme sobre o músico António Variações ainda não está em rodagem e se a providência cautelar interposta pelo seu realizador e argumentista, João Maia, for bem sucedida, a produção da Utopia Filmes poderá mesmo ficar parada.

Mais no Correio da Manhã.

Xutos & Pontapés celebram três décadas de rock

Há 30 anos, os Xutos & Pontapés subiram pela primeira vez ao palco. E não foram azarados pelo dia 13, já que são uma das mais carismáticas bandas nacionais. Esta terça-feira, celebram, em Lisboa, com festa em que mostram o novo CD.

Mais no Jornal de Notícias.

Cinema: Raquel Freire: "Amar é sempre revolucionário"

Raquel Freire está de volta, sete anos depois de "Rasganço". Realizadora estreia esta quinta-feira "Veneno cura", um doloroso ensaio sobre o amor, na noite portuense

Mais no Jornal de Notícias.

Ainda o espólio de Pessoa: Sobrinhos do poeta enviam carta a amigos a esclarecer "calúnias"

Maria Manuela Nogueira e Luís Rosa Dias, sobrinhos de Fernando Pessoa, enviaram a familiares e amigos através de e-mail uma carta intitulada “Esclarecimento sobre as calúnias à família de Fernando Pessoa”. Nesta chamam “arrivistas” a vários investigadores pessoanos e afirmam que no contrato para a compra dos livros de Fernando Pessoa que a família fez com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), nos anos 80, não existe a palavra “biblioteca” nem qualquer referência a revistas.


Mais no Público.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Concerts de Fado : le triomphe d'une nouvelle génération


Elles s'appellent Cristina Branco, Bévinda, Misia ou Raquel Tavares. Elles sont jeunes et leurs voix sensuelles sont au service d'un Fado décomplexé. Découvrez-les en concert en France et en Belgique.

Mais

Na foto, Cristina Branco

Pessoa “vai” ao teatro…

"Véspera de viagem" é a mais recente peça de teatro escrita por Teresa Rita Lopes. A fonte de inspiração é o universo de Pessoa. A peça deveria subir este ano ao palco do Teatro D. Maria II. Mas não é certo que aconteça.

Teresa Rita Lopes já esteve em Caracas a convite do IPC.

Mais no Jornal de Notícias.

Mariza realiza a maior digressão de sempre

A fadista Mariza inicia no próximo mês aquela que será a sua maior digressão de sempre, devendo pisar, em três meses, qualquer coisa como 48 palcos. A cantora repartirá concertos entre os Estados Unidos e o Canadá.

Mais no Jornal de Notícias.

"Fados" vai chegar a todos os países de língua francesa

A película "Fados", do realizador espanhol Carlos Saura, terá distribuição em todos os países francófonos, disse à Lusa Luís Galvão Teles, da Fado Filmes, produtora cinematográfica portuguesa do projecto.

Mais no Jornal de Notícias.

Coisas! Oliveira ignora tributo nos EUA

Seria legítimo imaginar que neste fim-de-semana Manoel de Oliveira estaria a caminho de Los Angeles, nos EUA, onde segunda-feira será homenageado na cerimónia de entrega de prémios da prestigiada Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. Pelo menos, a acreditar no site da associação (www. lafca.net), onde se lê que "a 34ª cerimónia anual de entrega de prémios (...) será dedicada a Manoel de Oliveira pelo seu extraordinário contributo para o cinema numa altura em que entra no seu 100º aniversário". Mas o cineasta não foi informado sobre tão prestigiante tributo.

Mais no Correio da Manhã.

Portugal na bienal de arte de Veneza

A jovem dupla de artistas João Maria Gusmão e Pedro Paiva vão ser os representantes oficiais de Portugal na próxima edição da Bienal de Veneza. A menos de meio ano da inauguração do mais importante evento de arte contemporânea do mundo - 7 de Junho a 22 de Novembro -, a Direcção-Geral das Artes (DGA) põe assim fim a longos meses de especulação e polémica que passaram por uma inesperada - e fracassada - tentativa de levar o cineasta Pedro Costa à bienal.

Mais no Público.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Ciclo Manoel de Oliveira...


A primeira actividade do Instituto Português de Cultura durante 2009 será a apresentação de um ciclo de homenagem ao maestro Manoel de Oliveira com ocasião de ter celebrado há um mês 100 anos de vida. Na imagem que aparece ao lado, podem ver-se os filmes que serão exibidos e as respectivas datas.
O ciclo começa já na sexta-feira, 16 de Janeiro, com Non ou a vã glória de mandar e termina com O dia do desespero, a 13 de Fevereira. As sessões serão às sextas-feiras, começando às 19 h no Salão Nobre do Centro Português.
Actualmente, o cineasta Manoel de Oliveira, ao lado do romancista José Saramago e do arquitecto Siza Vieira são, sem dúvida alguma, três das grandes figuras portuguesas do século XX, figuras portuguesas de indiscutível valor universal, cujas obras já marcaram a cultura portuguesa de uma forma incontornável.
Não perca esta oportunidade de conhecer ou revisitar a obra de um mestre do cinema português e universal.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Aos jovens luso-descendentes: Prémio Ferreira de Castro


A Embaixada de Portugal convida a participar na 33ª Edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, interessante actividade que conta, entre outros, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

Este prémio vai incentivar a participação dos novos jovens literários luso-descendentes exaltando assim a nossa língua e cultura portuguesa em todo o mundo.

Os trabalhos deve ser enviados até 13 de Março de 2009. O júri está formado por Matilde Rosa Araújo, António Torrado e Alice Vieira, que já esteve em Caracas convidada pelo IPC.

Mais informação aqui e.... aqui.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Lobo Antunes sobre Eduardo Lourenço…


O homem que pensa Portugal, dizem, o ensaísta, dizem, para mim o Eduardo não é nada disso, ou antes chamar-lhe isso é tão redutor. Inventou uma maneira de imaginar

Mais na Visão.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Inês Pedrosa: Desacordo sobre o Acordo...

“Um acordo em desacordo" foi como Inês Pedrosa classificou o Acordo Ortográfico (AC), em entrevista publicada na edição de domingo do diário brasileiro ‘Folha de São Paulo’. A escritora e directora da Casa Fernando Pessoa afirmou, categoricamente, que não irá adoptar as novas regras e disse acreditar que "a reforma ortográfica ainda irá causar muita confusão".

Mais no Correio da Manhã.

Camões no telemóvel!


A partir de hoje, com a inauguração da Biblioteca Digital Camões, Os Lusíadas ficam disponíveis para leitura em eReader, iPod Notes, Plucker, Mobipocket, telemóvel. Acessíveis aos visitantes do site do Instituto Camões (www.instituto-camoes.pt) permanecerão agora à volta de 1200 documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos.

Mais no Diário de Notícias.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Casa Fernando Pessoa hospeda três heterónimos do poeta


Em 2009, cada heterónimo vai habitar, por um período de quatro meses, a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. No dia 15 de Janeiro, às 18h30, será inaugurada a exposição “Lisboa Revisitada”, um conjunto de fotografias de Jorge Colombo que gira à volta do universo de Álvaro de Campos, o primeiro a ser homenageado, de Janeiro a Abril. Seguir-se-ão Alberto Caeiro, de Maio a Agosto, e Ricardo Reis, de Setembro a Dezembro.

Mais no Público.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Academia Galega recebe escritor madeirense


O escritor português José Viale Moutinho foi eleito académico da Real Academia Galega, em Espanha, disse fonte da instituição. A decisão foi tomada por unanimidade a 20 de Dezembro, mas ainda não foi marcada uma data para a posse.
Nascido no Funchal, em 1945, José Viale Moutinho é poeta e ficcionista, autor de uma vasta obra que inclui "Natureza morta iluminada", "No país das lágrimas", "Histórias do tempo da outra senhora", "Romanceiro da terra morta" e "Hotel Graben". Foi jornalista do "Diário de Notícias".

Mais no Jornal de Notícias.

Cenas escaldantes em 'Second Life'

O trailer de 'Second Life', filme de Alexandre Valente que estreia a 29 de Janeiro, mostra uma das mais ousadas cenas de sempre do cinema português, com os actores Piotr Adamczyk, Liliana Santos e Sandra Cóias a fazer sexo e a consumir drogas.

Mais no Correio da Manhã.

Arte portuguesa em Vigo

É naugurada no dia 15, na Galiza, a terceira edição da feira "Puro Arte Vigo", que conta com a participação de cinco galerias portuguesas que se juntam a outras, de Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Venezuela, Argentina, Suiça e Itália.

Mais no Jornal de Notícias.

Autores nacionais venderam um milhão na época de Natal

O livro foi uma das prendas preferidas pelos portugueses este Natal. Se os escritores estrangeiros tiveram o comportamento habitual, já os nacionais surpreenderam pelo número excepcional de vendas. É certo que dos pesos-pesados só Miguel Sousa Tavares esteve parcialmente fora do ringue.

Mais no Diário de Notícias.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cardoso Pires foi traduzido para língua catalã


A prosa de José Cardoso Pires, cujos dez anos da morte agora se assinalaram, vive do brilho de Lisboa: da liquidez da cidade, do sol e da obscuridade, da cor e da voz dos seus fragmentos, dos tipos, das alegorias, dos relatos, das mitologias. Lisboa, Livro de Bordo, vozes, olhares, memorações (1997), recheado da sintaxe lisboeta, acaba de ser traduzido para catalão pelo poeta Vicent Berenguer numa edição promovida, em bom tempo, pelas Publicações da Universidade de Valência (colecção "Breviaris").

Mais no Público.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Camilo poeta publicado em novíssima antologia


A obra poética de Camilo já estava vastamente editada nas Obras Completas da Lello, publicadas sob a direcção de Justino Mendes de Almeida. Surge agora uma bela edição da poesia do autor de 'Amor de Perdição'. Alguma datada, sentimentalista, outra reveladora de um belíssimo sonetista.

Mais em Diário de Notícias.

Saramago y su masivo 'mal blanco'

MADRID.- Ignacio, el protagonista de 'En la ardiente oscuridad', de Buero Vallejo, y ciego de nacimiento, se lamenta, frente a otro ciego, de vivir en lo oscuro, justamente porque es una palabra creada por los videntes, por contraste con la luz. Dice: "¡es horroroso... porque no sabemos lo que es!" No saben ni cuál es su carencia, viven sin brújula, ignorantes de dónde está la vida.

Sin embargo, de los personajes que aparecen en 'Ensayo sobre la ceguera', de José Saramago (escrito tres años antes de recibir el Nobel), ninguno es ciego natural. Todos sufren una epidemia de ceguera.

Mais em El Mundo.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Biblioteca Camões vai disponibilizar acesso a 1200 textos dos últimos cinco séculos


A biblioteca digital Luís de Camões vai ter disponível cerca de mil e duzentos documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. Os documentos vão passar a estar acessíveis sem restrições a partir de dia 8 de Janeiro.

Mais no Público.

Saramago: "Não plagiei ninguém"


O Nobel português recusa totalmente ter copiado o escritor mexicano, que diz ter registado, em 1987, um conto intitulado ‘Últimas Notícias’, sobre a ausência da morte. Huerta Moreno alega que Saramago o terá plagiado na obra ‘As Intermitências da Morte’, lançada em 2005, não só ao nível do tema, como de expressões.

Mais no Correio da Manhã.