Alheira de Mirandela, queijo Serra da Estrela, caldo verde, arroz de marisco, sardinha assada, leitão da Bairrada, pastel de Belém - são estas, de acordo com uma votação popular, as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
Os resultados foram anunciados ontem à noite, numa cerimónia na Antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, transmitida em directo pela RTP e, segundo a organização - a empresa Sete Maravilhas, que já organizou outros concursos do mesmo tipo, para escolher as maravilhas naturais ou os monumentos de Portugal -, esta foi a mais participada de sempre, com quase um milhão de votos, por chamada telefónica, SMS ou Internet. O processo foi acompanhado por uma auditoria da PricewaterhouseCoopers & Associados.
Por todo o país - cada prato ou produto candidato era identificado com uma região - as pessoas mobilizaram-se para votar nos 21 pratos que chegaram a finalistas, de uma escolha inicial de 70 seleccionados por um júri. Havia sete categorias - entradas, sopa, marisco, peixe, caça, carne e doces - representando dez regiões. Na escolha final, só as entradas acabaram por ter dois representantes, com a alheira de Mirandela e o queijo da Serra. Houve, contudo, quem criticasse o facto de o queijo ter sido incluído nesta categoria, dado que o queijo da Serra da Estrela não deve ser comido como entrada.
Público
domingo, 11 de setembro de 2011
Da sardinha ao caldo verde, portugueses escolheram pratos típicos
Etiquetas:
Gastronomia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário