quinta-feira, 31 de março de 2011

Teatro, fado e dança no coração de Paris


Pouco tempo depois de assumir, em 2008, a função de diretor do Théatre de la Ville, o luso-descendente Emmanuel Demarcy-Mota prometeu abrir "autoestradas da cultura" entre Portugal e a França.
O encenador cumpriu a promessa, porque o conhecido teatro do coração de Paris (Praça do Chatelet) apresenta nas próximas semanas três espetáculos portugueses de grande qualidade. A série portuguesa começa com Ricardo Pais e "Sombras" , um musical sobre fado produzido pelo teatro de São João, do Porto. Depois,será a vez da dança,a apresentar, com o Ballet de Lorraine, do norte da França, "White Feeling" e "Organic Beat" com o coreógrafo Paulo Ribeiro . O Theatre de la Ville apresentará uma noite de fado, uma espécie de festival da canção de Lisboa destinado a apoiar a candidatura do fado a Património Imaterial da UNESCO, é uma organização conjunta do teatro parisiense e da Câmara de Lisboa.

Expresso

O Principezinho" já fala mirandês


O clássico de Antoine de Saint-Exupéry, de 1943, já vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo e, segundo a editora francesa Gallimard, é "o livro mais traduzido em todo o mundo depois da Bíblia", com versões "em cerca de 200 línguas ou mais (incluindo dialectos europeus, asiáticos e africanos)".
O objectivo da edição de "L Princepico" é, "por um lado, dar a conhecer a língua mirandesa, que as pessoa geralmente ouvem falar mas que não têm visto escrita e, por outro lado, tornar conhecidos os personagens numa outra versão".
Diário de Notícias

quarta-feira, 30 de março de 2011

México: Vozes de mulher na obra de Saramago



Leitura encenada das obras: Ensaio sobre a Cegueira, Memorial do Convento, As Intermitências da Morte e de um texto inédito sobre Maria Madalena.
31 de Março, 20.30 horas, Palácio das Belas Artes, México, DF.

De este modo continúan un poco por todo el mundo, los homenajes a José Saramago, primer Nobel de la literatura en lengua portugués, y una forma de decirle al mundo que Saramago partió pero sigue con nosotros, con las mismas angustias y alegrías que dan forma al mundo de nuestros días.

Fundación José Saramago.

terça-feira, 29 de março de 2011

Ana Moura: Carving Out a Bold Destiny for Fado



IN the beginning was Amália Rodrigues. That singer so dominates the modern history of the fado, Portugal’s soulful, guitar-based national song style, that during a 60-year career brought to an end only with her death in 1999, her name became virtually synonymous with the genre, leaving precious little room for others to flourish.
But during the past decade or so there has been an explosion of new voices, most of them female, as well as the renovation of a genre that had come to seem hidebound and resistant to change. A so-called novo fado, or new fado, movement has catapulted the genre into the 21st century, opening a space for bold experiments with repertory, instrumentation and ways of singing.

New York Times.

EUA: Depois da Amália... Ana Moura?



Começam por relembrar o nome de Amália Rodrigues, mas rapidamente passam para "a fadista que mais se evidenciou no último ano". Para o jornal norte-americano ‘The New York Times’, que ontem publicou uma grande reportagem sobre o fado, esse lugar pertence a Ana Moura.
A cantora, de 31 anos, que já actuou ao lado que grandes nomes internacionais como os Rolling Stones e Prince, é tida nos EUA como a mais previsível sucessora de Amália, "a fadista que dominou a história moderna do fado".

Correio da Manhã.

Mais um livro sobre Fernando Pessoa... Pólémico!


O livro só sai em Abril mas já está a causar polémica: ‘Fernando Pessoa: uma quase autobiografia’, que o brasileiro José Paulo Cavalcanti escreveu ao longo de oito anos de trabalho e cinco horas de escrita diária – com várias viagens a Lisboa por ano – retrata o poeta como um homem “sem imaginação”, que escreveu apenas sobre pessoas e locais que existiam, e um homossexual latente, que visitava os bordéis mas tinha pouco entusiasmo pelo sexo oposto.

Correio da Manhã.

segunda-feira, 28 de março de 2011

França distingue cantora Mísia com o grau de Oficial da Ordem das Artes e Letras


A França entrega na quarta-feira a Ordem das Artes e Letras (grau oficial) à cantora portuguesa Mísia, que considera uma "excelente intérprete".

"Com esta distinção, a França pretende homenagear esta excelente intérprete que contribuiu com uma sonoridade própria para o reconhecimento do Fado dos nossos dias", afirma uma nota da embaixada francesa em Lisboa.

A intérprete de "Garras dos Sentidos" recebeu, em 2004, na Embaixada portuguesa em Paris, o grau de Cavaleiro desta mesma ordem honorífica, cujas insígnias foram entregues pelo ministro da Cultura francês, Jean-Jacques Aillagon

Expresso

Souto Moura vence o prémio Pritzker 2011, o Nobel da arquitectura


"Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitectura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a subtileza, a ousadia e simplicidade - ao mesmo tempo”, pode-se ler no comunicado emitido pelo júri do prémio.

Entre os projectos mencionados, o júri destacou a obra do Estádio Municipal Braga, mais conhecido como o estádio AXA, construído numa antiga pedreira.

"Quando recebi a chamada a dizer que eu seria laureado com o Pritzker, eu nem queria acreditar. Depois recebi a confirmação que era mesmo verdade, e então percebi a grande honra que é. O facto de ser a segunda vez que um arquitecto português é escolhido torna isto ainda mais importante”, disse Souto Moura, citado no comunicado.

Nascido em 1952, no Porto, Eduardo Souto Moura é o segundo arquitecto português a receber esta distinção, depois de Álvaro Siza Vieira ter vencido em 1992. O arquitecto sucede, assim, nomes como Oscar Niemeyer (1988), Frank Gehry (1989), Norman Foster (1999) e Zaha Hadid (2004). No ano passado a Fundação Hyatt distinguiu a dupla de japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.

+ no Público
+ no El Mundo
+ no Los Angeles Times

Pilar del Río: 'Toda mi vida es una declaración de amor a Saramago'



"Es una película hemosísima, de una belleza en algunos momentos lacerante... José llegó a verla prácticamente terminada, y me dijo: 'Pilar, ¿te das cuenta de que toda la película es una declaración de amor a ti?'... Y yo le contesté: ¿Y te das cuenta de que toda mi vida también es una declaración de amor hacia ti?".
Así recordaba este viernes Pilar del Río, viuda de José Saramago, el momento en que los dos vieron juntos el documental ‘José y Pilar’, del director portugués Miguel Gonçalves Mendes.
La película narra los últimos cuatro años de la pareja, las inquietudes personales y laborales de ambos, así como el empeño en vivir que hasta el último mantuvo el escritor y premio Nobel portugués, fallecido en junio del pasado año.

El Mundo, Espanha.

domingo, 27 de março de 2011

Rita Blanco entra no novo filme de Michael Haneke



A actriz portuguesa Rita Blanco vai participar no filme "Amour", do realizador austríaco Michael Haneke ("A Pianista" e "O Laço Branco", vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 2009).

Aos 48 anos a actriz portuguesa que conta já com mais de duas décadas de carreira irá integrar um elenco composto por nomes como o da actriz francesa Isabelle Huppert ("A Pianista" e "O Tempo do Lobo"), Jean-Louis Trintignant ("Três Cores - Vermelho") e Emmanuelle Riva ("Hiroshima, Meu Amor").

Público.
Diário de Notícias.

'José y Pilar', un documental sobre Saramago, se proyecta en El Albéitar

'José y Pilar', un documental de Miguel Gonzçalves Méndez, en el que se muestra la gran complicidad que existía entre el escritor portugués y premio Nobel José Saramago y su esposa, la periodista granadina Pilar del Río, es una de las pequeñas joyas que este viernes, 25 de marzo, se podrán ver en el II Festival de Cine y Televisión 'Reino de León'.
La viuda de Saramago, Pilar del Río, ha confirmado su presencia en León, para la presentación de la película (producida por los hermanos Almodóvar y el director Fernando Meirelles) a las 19.45 horas en El Albéitar. Del Río acudirá después en la capital leonesa, ya por la noche, a la entrega de los II premios a la amistad Hispano-Lusa de la Asociación de Amigos de Portugal.

El Mundo, Espanha.

sábado, 26 de março de 2011

Último filme de Manoel de Oliveira vai à China


O último filme de Manoel de Oliveira, «O Estranho Caso de Angélica» será exibido na China em Abril, durante o 1.º Festival Internacional de Cinema de Pequim
Uma co-produção envolvendo quatro países (Portugal, Brasil, França e Espanha), «O Estranho Caso de Angélica», realizado em 2010, é também o único filme de um autor português incluído na programação do festival de Pequim
É «um festival sem prémios» e, além de exibir filmes que provavelmente não chegarão às salas chinesas, pretende servir como «plataforma de cooperação» entre produtores, académicos e animadores de certames idênticos.

Entre os filmes já anunciados (e por ora só disponíveis em DVD piratas) figuram «Cisne Negro», «A Rede Social», «127 Horas» e «Indomável».

O festival, organizado pela Administração Estatal da Rádio, Cinema e Televisão e o governo municipal de Pequim, assume-se como uma iniciativa «inovadora, aberta e orientada para o mercado

Portugal Diário

sexta-feira, 25 de março de 2011

"O Silêncio da Água", novo livro de José Saramago para crianças



Nas margens do rio Tejo, um menino tenta pescar um grande peixe. No momento em que o deixa escapar, começa para ele o despertar da lucidez. A partir de uma recordação de infância, José Saramago elabora uma fábula de grande beleza e sabedoria que Manuel Estrada ilustra maravilhosamente.

O Silêncio da Água é um fragmento de As Pequenas Memórias (2006), volume que reúne as memórias de infância e adolescência de José Saramago. A obra significou a conclusão de um projecto previsto havia mais de vinte anos. Em 1998 Saramago afirmava: "O que quero é recuperar, saber, reinventar a criança que fui, que é o pai da pessoa que sou. Para além do pai e da mãe biológicos, eu diria que o pai espiritual do homem que sou é a criança que fui».

O Silêncio da Água estará disponível em espanhol e catalão já no mês de Março, publicado pela Libros del Zorro Rojo. Em Portugal e no Brasil será editado brevemente pela Editorial Caminho e pela Companhia das Letras, respectivamente. In Fundação José Saramago.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Paula Rego pode bater recorde



'Looking Back', de 1987, não é ‘só’ mais um quadro emblemático de Paula Rego, artista portuguesa de fama mundial, radicada em Londres. Em Junho vai a leilão na Christie’s de Londres e deverá ser arrematado por mais de 690 mil euros, superando o anterior recorde da artista.
Há três anos, na Sotheby’s londrina, ‘Baying’ foi então vendido por 558 100 libras, o equivalente a 642 mil euros. Já ‘Looking Back’ pertence a um período da carreira da pintora muito cobiçado pelos coleccionadores e foi feito numa altura de profunda tristeza, devido à doença e morte do seu marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

Correio da Manhã.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ana Moura nomeada para prémios Songline Music 2011



A fadista Ana Moura está nomeada para os prémios britânicos Songlines Music 2011 na categoria de Melhor Artista, ao lado de Femi Kuti, Youssou N'Dour e Cheikh Lô (Burkina Faso).

A artista portuguesa, que actua esta quinta-feira em Singapura, no Mosaic Music Festival, está nomeada pelo mais recente álbum ‘Leva-me aos Fados’.

Correio da Manhã.

domingo, 20 de março de 2011

Herberto Helder em destaque no Dia da Poesia




Pelo quarto ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Ministério dos Assuntos Parlamentares) e do Centro Cultural de Belém, está hoje a ser comemorado o Dia Mundial da Poesia.
Um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia a partir das 11h com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, actores e personalidad
Este ano, a Maratona da Leitura é dedicada ao poeta nascido na Madeira Herberto Helder. O Jogo e o Caos é uma exposição do artista Mário Botas cuja obra cruza o universo plástico com o universo poético e literário
Considerado unanimemente um dos mais importantes nomes da poesia portuguesa contemporânea, foram atribuídos a Herberto Helder diversos e relevantes prémios literários – (1994), entre outros –, tendo o autor recusado todos eles, bem como a concessão de entrevistas ou mesmo a participação em eventos culturais ou literários

Diário de notícias

Turistas chegam antes de tempo para 'visitar' Saramago



Os guias da Casa e da Biblioteca de Lanzarote não terão descanso, a avaliar pelo movimento que este domingo, logo pela manhã, animou o espaço, com visitantes inesperados num dia em que as portas deviam estar fechadas.

A Casa de Saramago só terá visitas guiadas a partir das 10h00 de segunda-feira. No entanto, vários foram os turistas que este domingo se deslocaram até à casa do escritor, vindos das mais variadas zonas de Espanha, desde Valência a Navarra. Alguns ainda tiveram a sorte de conseguir ver um pouco da casa do escritor português.

Correio da Manhã.

“Campanas de Nogueira” poesía del origen y el destino de Joaquín Marta Sosa



Joaquín Marta Sosa, escritor, profesor de la USB e integrante de la Academia Venezolana de la Lengua, presenta su nueva obra literaria Campanas de Nogueira, la cual es publicada por Equinoccio y Gangia.

Es un poemario donde el escritor profundiza en la metáfora con una mirada detallista y precisa, dirigida a destacar los ecos visuales de un tránsito reflexivo donde el poeta reconstruye caminos, recuerdos, caminos y soledades. In Sala de Espera.

Mais sobre Joaquín Marta Sosa.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Doze produções portuguesas integram festival de Buenos Aires

Doze produções de cinema português foram seleccionadas para o Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), que decorrerá em Abril na Argentina, divulgou o Instituto do Cinema e Audiovisual.

Serão mostradas a longa-metragem “A Zona” e cinco curtas-metragens de Sandro Aguilar, convidado para estar no festival também como júri na secção competitiva de curtas-metragens argentinas.

Para a competição internacional foi seleccionada a primeira longa-metragem de João Nicolau, “A espada e a rosa”, produzida por O Som e a Fúria, e que estreará comercialmente em Portugal em Abril.
Com a “audácia e o suspense das melhores telenovelas”, escreveu a organização, em Buenos Aires será também exibido “Mistérios de Lisboa”, do chileno Raúl Ruiz, rodado em Portugal, com produção de Paulo Branco, a partir do romance homónimo de Camilo Castelo Branco.

Guerra Civil”, filme de Pedro Caldas, premiado em 2010 no IndieLisboa, e o documentário “Parto”, de António Borges Correia, também integram o festival.

A investida portuguesa na Argentina incluirá também “Fantasia Lusitana”, retrato documental de João Canijo sobre o Portugal de Oliveira Salazar, e “Swans”, ficção de Hugo Vieira da Silva, ainda inédita em sala em Portugal, que se estreou em Fevereiro em Berlim

PÚBLICO

Cineasta João Botelho: "Ópera é ilusão desde o início"



João Botelho aventura-se numa nova área artística. ‘Banksters’ estreia amanhã, às 20h00, no Teatro São Carlos, Lisboa. Repete a 20, 22, 24 e 26

Correio da Manhã - Porquê estrear-se agora a encenar ópera?
João Botelho - Já tenho idade para arriscar. E era a oportunidade para trabalhar no espectáculo mais fascinante do Mundo: teatro com música, luz e cores.

Correio da Manhã.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Carlos do Carmo: concertos em Luanda


O fadista português Carlos do Carmo vai actuar em três espectáculos que decorrerão em Luanda nos dias 1, 3 e 4 de Abril.
O director da promotora dos concertos, a empresa Casa 70, citado pela agência de notícias angolana Angop, disse que o espectáculo se intitulará 'Carlos do Carmo e Amigos'.

Marcos Cunha acrescentou que o fadista português, conhecido pelos sucessos 'Os Putos', 'Um Homem na Cidade', 'Canoas do Tejo', 'O Cacilheiro', 'Lisboa Menina e Moça', 'Duas Lágrimas de Orvalho' e 'Bairro Alto', será acompanhado pela sua banda habitual e terá como artistas convidados "alguns amigos angolanos", que escusou revelar. In Correio da Manhã.

Mais oito monumentos nacionais


O Conselho de Ministros aprovou (...) um decreto que classifica oito monumentos como nacionais, incluindo duas obras do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Da lista dos monumentos, fazem parte duas obras do galardoado arquitecto Siza Vieira - a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (Matosinhos), e as Piscinas de Marés, na mesma localidade.

Também a Casa do Passal, localizada em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, foi considerada monumento nacional. Esta é a residência onde o ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes viveu e recebeu dezenas de refugiados da II Guerra Mundial.

Correio da Manhã.

terça-feira, 15 de março de 2011

Sete obras portuguesas de animação seleccionadas

Três curtas-metragens, uma série de televisão, um filme e dois filmes 'fora de competição' serão exibidos na edição deste ano do Festival Internacional de Animação de Annecy, em Franca
Entre as 42 curtas-metragens seleccionadas está 'Conto do Vento', de Cláudio Jordão Viegas, 'O Sapateiro', de David Doutel e Vasco Sá, e 'Viagem a Cabo Verde', de José Miguel Ribeiro.
Na categoria séries de televisão, entre 37 filmes e também da autoria de José Miguel Ribeiro, está 'Dodu, o Rapaz de Cartão' (O Balão).
'Afonso Henriques, o Primeiro Rei', de Pedro Lino, é o título da obra seleccionada na categoria dos filmes educativos.
No ciclo 'fora de competição', serão exibidos 'A Única Vez', de Nuno Amorim, e 'Os Olhos do Farol', de Pedro Serrazina.
A edição deste ano do Festival Internacional de Animação de Annecy realiza-se entre 6 e 11 de Junho.
Para o ciclo 'fora de competição' foram escolhidos dois filmes com assinatura portuguesa. In Diário de Notícias.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Animação sobre Afonso Henriques seleccionada para o Festival Internacional de Animação de Annecy

'Afonso Henriques, o Primeiro Rei', realizado por Pedro Lino, está nomeado na categoria de filmes educativos para o Festival Internacional de Animação de Annecy, em França

Entre as quatro obras seleccionadas na categoria de filmes educativos encontra-se 'Afonso Henriques, o Primeiro Rei' (com a duração de 5,30 minutos), uma encomenda do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, no âmbito dos 900 anos do nascimento do primeiro rei de Portugal. "Foi feito em tempo recorde para uma animação, três semanas", nota o realizador, Pedro Lino, ao DN.
É a primeira vez que o autor, a viver em Londres, vê uma obra sua ser seleccionada para o Festival Internacional de Animação de Annecy. "Embora considere que as selecções dos festivais são sempre um pouco subjectivas, sempre foi um objectivo estar presente neste certame. Mas não imaginava que fosse com esta curta!", adianta Pedro Lino


Diário de Notícias

ANA MOURA EM FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE MONTREAL


A fadista Ana Moura é uma das cabeças de cartaz da próxima edição de verão do Festival Internacional de Jazz de Montreal, que decorrerá de 25 de Junho a 4 de Julho.
Naquele que é conhecido como o maior festival de jazz do mundo, a actuação de Ana Moura está programada para o último dia, 4 de Julho, no teatro Maisonneuve, segundo anuncia a organização na sua página de Internet.
Ana Moura figura entre os nomes principais para os espectáculos que começaram já a ter venda de bilhetes, a par de artistas conceituados como a canadiana Diana Krall, o brasileiro Milton Nascimento, o espanhol Paco de Lúcia, o senegalês Youssou N'Dour e a nigeriana Sade Adu.

Diário de Notícias

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ciclo Maria de Medeiros em festival espanhol



Catorze filmes integram o ciclo de cinema dedicado à actriz portuguesa Maria de Medeiros que será apresentado em Espanha a partir de hoje, no âmbito da 7.ª edição do Festival Ellas Crean, que decorre até Abril.

O programa inclui 11 filmes - que serão exibidos na Filmoteca Espanhola, em Madrid - em que Maria de Medeiros interpretou algum papel - com obras de realizadores como João César Monteiro, Quentin Tarantino ou Teresa Villaverde, entre outros - e três filmes que realizou.

Diário de Notícias.

Cinema: Menos 405 mil nas salas em 2011

Os números não enganam: 2011 começou mal para o cinema, num período em que os distribuidores aproveitam para estender os êxitos de Natal e estrear produções de luxo a tempo da época de prémios.

Em Janeiro, houve menos 405 mil espectadores a irem às salas do que em relação ao mesmo período de 2010. No total, e segundo os dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual, os 1,251 milhões de portugueses registados no arranque do ano representam um recuo de 25 por cento face ao período homólogo.

Correio da Manhã.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Brasil expõe obras de Paula Rego



Uma exposição apresentará, em São Paulo, no Brasil, 110 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos e colagens, dos últimos 56 anos da carreira da artista portuguesa Paula Rego, anunciaram os organizadores.
A mostra, promovida pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus da maior cidade brasileira, estará patente ao público entre 19 de Março a 05 de Junho.

Público.

quarta-feira, 9 de março de 2011

“Mistérios de Lisboa” chega a Taiwan


O filme “Mistérios de Lisboa”, adaptação do romance de Camilo Castelo Branco feita pelo chileno Raul Ruiz, já tem estreia marcada para a China. O filme chega às salas de cinema de Taiwan já no próximo fim-de-semana
Entretanto, a Music Box, uma das principais distribuidoras de cinema independente nos EUA que habitualmente adquire importantes obras europeias de renome, adquiriu os direitos de distribuição do filme, assegurando a sua distribuição nos Estados Unidos

Público

terça-feira, 8 de março de 2011

Portugueses vencem concurso de ideias para Museu Santiago Ydañez em Espanha


O projecto do colectivo depA -- Departamento Arquitectura, composto por sete jovens arquitectos a trabalhar no Porto, venceu o concurso internacional de ideias para o futuro Museu Santiago Ydañez, em Puente de Genáve, Espanha, foi hoje revelado.
O concurso foi promovido pelo município da terra natal do artista e contou com 217 propostas de vários países, designadamente Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Roménia.O projecto vencedor chegou à final com outros cinco, acabando por ser eleito.

O colectivo formado por Carlos Guimarães, Carlos Azevedo, Luís Sobral, João Castanheira, João Crisóstomo, Sofia Coutinho e Susana Martins, que se conheciam “do tempo da faculdade” e que criaram o “grupo de trabalho” depA, pôs mãos à obra e avançou com a proposta vencedora.

Em declarações à Lusa, Carlos Guimarães disse que participar neste tipo de concursos “é normal para jovens arquitectos” e que, mais do que receber os nove mil euros anunciados, “o prémio é a construção deste museu de arte contemporâneaPúblico

sexta-feira, 4 de março de 2011

Maria Alzira Seixo recebe prémio Vergílio Ferreira



O prémio Vergílio Ferreira, instituído pela Universidade de Évora foi entregue este ano à professora catedrática Maria Alzira Seixo.
A cerimónia teve lugar esta terça-feira, na emblemática universidade e contou com a presença de Maria Cavaco Silva. "A minha amiga fez uma carreira notável. Este prémio para mim é muito significativo e ela merece-o. Foi muito bem entregue." disse ao CM, a esposa do Presidente da República que fez questão de estar presente.

Correio da Manhã.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mariza inicia na Turquia digressão mundial que a levará a 20 palcos


A cantora Mariza inicia quarta-feira em Istambul, no IS Sanat, a digressão mundial de 'Fado Tradicional', álbum editado em Novembro passado, e que a levará a 20 palcos até Abril.
Depois da Turquia, país onde a fadista já actuou, Mariza participará no Festival Internacional de Guitarra de Belgrado, onde dia 11 sobe ao palco do Sava Center.
Da capital sérvia Mariza segue para a Polónia, onde dia 13 sobe ao palco do Hala Widowiskowo-Sportowa, e dois dias depois canta em Zabrze, no auditório Dom Muzyki i Tanca.
À Lusa a fadista recordou ter tido na Polónia "uma das mais significativas experiências" da sua carreira, quando no ano passado "surpreendentemente", foi lá cantar e todos trauteavam os seus temas e sabiam-nos, "num auditório brutal, de cerca de 30 mil pessoas".


Diario de Notícias da Madeira

quarta-feira, 2 de março de 2011

Albi de Abreu… o documentarista!



Na passada sexta-feira, 25 de Fevereiro, o Instituto Português de Cultura, apresentou, no Salão Nobre do Centro Português de Caracas Música Del Cielo e Comillo, duas curtas-metragens dirigidas por Albi de Abreu, conhecido actor luso-descendente não necessita de grandes apresentações, pois é sobejamente conhecido pelos seus papéis como protagonista de novelas e de anúncios de televisão, que foi realmente onde iniciou a sua carreira nos ecrãs da Venezuela

A exibição cinematográfica foi seguida de uma sessão de perguntas e respostas, que se extendeu por perto de duas horas, durante a qual o director revelou as razões que o levaram a iniciar-se no caminho difícil da criação depois de ter ganhado fama como actos.
O acto deu início ao ciclo de palestra “Conversatorio...” , que pretende fazer chegar à Comunidade algumas figuras de jovens luso-descendentes ligadas ao mundo da cultura.
Na foto vemos o cineasta acompanhado pelos moderadoes, entre eles o vice-presidente do IPC, o neurologista Mário de Bastos.

Mazgani, un nuevo 'crooner' portugués

En el mundo de la música, Portugal siempre ha sido famoso por sus fados, ese género melancólico y dulce que tan buenos momentos ha dado con una larga lista de nombres, entre ellos Dulce Pontes o Mariza. Pero nuestro protagonista nada tiene que ver con el estilo más característico de su tierra, pese a ser una de las voces que más se oyen en Portugal. Su nombre es Mazgani y, con su estilo de crooner, ese sentido de la balada con acercamiento al rock o al jazz, se ha erigido como uno de los músicos más destacados de la escena portuguesa.
Nacido en Irán aunque criado en Portugal (su familia huyó tras la revolución iraní), Mazgani comenzó su carrera hace seis años cuando decidió dejarlo todo por cumplir con su inquietud musical. “Estaba perdido en mi vida y tuve que reinventarme. Sentí cierta llamada con la música y decidí atenderla. Hasta entonces era un empleado más de una empresa. Y, ahora, no me veo haciendo otra cosa que no sea música”, asegura en conversación con este periódico.

El País, Espanha.