sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hoje: Fado, História de uma Cantadeira, às 20 h. no Centro Português


"Fado, História de uma Cantadeira", realizado em 1948 por Perdigão Queiroga, é sem dúvida um dos melhores melodramas do cinema português dos anos de oiro, onde Amália Rodrigues e o actor madeirense Virgílio Teixeira aparecem nos papéis principais. É também um dos filmes onde o fado e as personagens e os ambientes lisboetas em que nessa época se apoiava, e de que se alimentava, melhor estão representados. No fundo, esta obra de Queiroga sobre a vertiginosa trajectória de uma fadista de Alfama dividida entre o sucesso e as suas origens populares, é acima de tudo uma assumida homenagem a Amália Rodrigues, razão primeira e fundamental do fascínio e do êxito deste filme, que os anos nunca fizeram esquecer. Pelo contrário, rever Amália neste filme é sempre um prazer irresistível, não só pela sua magnética presença mas também porque estava rodeada por um elenco notável, em que se contam os nomes de Virgílio Teixeira, António Silva, Vasco Santana e Eugénio Salvador.”
Sinopse da história: Em Alfama, a cantadeira Ana Maria estreia-se em público num retiro de fado, alcançando um grande êxito. A sua carreira arranca subitamente, levando-a de seguida até ao teatro e a percorrer o circuito da vida boémia de Lisboa. Apesar de tudo, Ana Maria não se deixa contagiar pelo sucesso e continua ligada ao seu homem de sempre, o Júlio guitarrista. Mas a atracção por uma vida de luxo e celebridade acaba por complicar tudo e Júlio começa a pensar em partir para África.

Alice Vieira nomeada para o prémio internacional Astrid Lindgren

o ano em que soma “30 anos de livros”, Alice Vieira integra a lista do mais importante prémio internacional de literatura infanto-juvenil, o Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), atribuído pelo Conselho Nacional de Cultura sueco e com o valor aproximado de 500 mil euros.
O vencedor será anunciado a 24 de Março de 2010, na Feira de Bolonha. Entre 168 candidatos de 61 países, Portugal está também representado pelo projecto Palavras Andarilhas, “um encontro de narração oral e promoção da leitura que se realiza desde 1998, em Beja, organizado pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja”, lê-se no blogue da iniciativa. Cristina Taquelim, da Biblioteca Municipal de Beja, é uma das principais mobilizadoras do encontro.

Mais em Público.

Rui Zink: Eu tenho um truque

Rui Zink nasceu em Lisboa em 1961. É autor, entre outros, dos romances Hotel Lusitano (1987), Apocalipse Nau (1996), O Suplente (2000) e Dádiva Divina (2004) com o qual ganhou o Prémio do P.E.N. Clube Português, e ainda do primeiro e-book em língua portuguesa Os Surfistas, publicado pelas Publicações Dom Quixote (2001). O conto O Bicho da Escrita foi incluído na shorlist do Prémio Pushcart. A sua obra está traduzida numa dezena de línguas, incluindo (é o próprio que o diz) em português.

Mais em Portal da Literatura Portuguesa.

Mariza entrevistada por Balsemão nos 25 anos da Blitz

A BLITZ, a mais relevante publicação portuguesa sobre música, comemora 25 anos de existência com uma edição especial. A revista deste mês, que estará nas bancas amanhã, inclui uma entrevista à fadista portuguesa Mariza, feita pelo presidente do grupo IMPRESA e fundador do EXPRESSO, Francisco Pinto Balsemão.
A entrevista, além de ser publicada na BLITZ, vai para o ar na íntegra no próximo domingo, dia 1 de Novembro, na SIC Notícias, às 14h30 e às 21h30.
A próxima revista terá como tema central a música portuguesa. As novidades começam na capa, que será prateada e em vermelho brilhante, efeitos que se estendem para a contracapa e para os versos de capa.
Mais em Destak.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sousa Mendes - “Este filme é um acto de justiça”


A chuva foi o obstáculo mais difícil de ultrapassar na Mata de Santa Luzia, em Viana do Castelo, para rodar a cena em que Aristides de Sousa Mendes, a conselho de um guarda fiscal "amigo", leva os refugiados para a pequena fronteira de Alvelos, onde, ao contrário de Irun, ainda não existe a informação de que o cônsul de Bordéus está proibido de emitir vistos de entrada em Portugal.
Graças a inovadoras técnicas de iluminação e filmagem, a acção de ‘O Cônsul de Bordéus’ lá prosseguiu, com Vítor Norte (no papel principal) a executar arriscadas manobras com um carro de 1940, sob o olhar atento de Álvaro e António, netos do mais notável diplomata português de sempre.

Mais em Correio da Manhã.

Rodrigo Leão: "Me gustaría tocar en el Himalaya"


Fundador de Madredeus, Rodrigo Leao, "uno de los compositores más inspirados del mundo" en palabras del cineasta Pedro Almodóvar, continúa ahora su camino en solitario con un nuevo disco, 'A Mae' (La madre), un álbum que ha compuesto "en movimiento" como si de un cuaderno de viajes se tratase. El lunes toca en Madrid (Teatro de la Zarzuela), donde abrirá la VII Mostra portuguesa.

Este disco está dedicado a su madre 'A mae', en qué medida y forma le ha servido de inspiración?
Este disco está dedicadoa mi madre porque para mi fue una madre muy especial que me ayudó a descubrir el mundo de la música, del cine, de la literatura, cuando tenía 12 o 13 años, y estuvo siempre muy presente en todas las cosas que fui haciendo a lo largo de la vida. En estos últimos dos o tres años en que estuve componiendo estas músicas, mi madre era una de las personas a quién iba mostrando todas las ideas. Intuitivamente, mi madre siempre fue una inspiración muy grande en mis intentos por hacer música.

Ler +

Opinião: Sobre Caim, por Pilar del Río


A jornalista Pilar del Río, casada com José Saramago, escreve hoje no DN sobre o novo livro do Nobel da Literatura português que tem causado polémica na sociedade portuguesa.
Li várias vezes, traduzi-o inclusive para castelhano, o último romance de José Saramago, Caim, uma fábula humana, tão humana que pensei que iria provocar perguntas humanas. Para minha surpresa, tal não ocorreu. De imediato, uma parte da sociedade começou a falar de Deus e da Bíblia, corrente de ar fresco que se agradece se tivermos em conta o teor de outras polémicas, mas ninguém assinalou o que do meu ponto de vista é essencial neste livro: que o género humano não é de fiar. Sim, os seres racionais, os que levantam edifícios, constroem pontes e compõem sinfonias, esses mesmos que declaram guerras por um território, por um capricho, por uma bandeira ou por um Deus nasceram loucos e loucos continuam a viver tantos milénios depois de Adão e Eva ou do Big Bang, chame-lhe cada um o que queira. Só a gente sem sentido se pode atribuir a autoria das fábulas religiosas que povoam a terra até aos dias de hoje, porque todas as civilizações se organizam em volta de uma divindade e todas elas se baseiam no sacrifício e no sangue.

Mais em Diário de Notícias.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

José Saramago no blogue de AbeBooks.com

Jose Saramago blasts Bible over “bad morals”
Considering the Bible is a couple of thousand years old, you just can’t keep it out of the news these days. Following the lunatic Bible burning in North Carolina and R Crumb’s tits and arse version of Genesis, now we have Jose Saramago, the Nobel Prize-winning author of Blindness, slamming the Bible as a “handbook of bad morals”.

Mais aqui.

The New Yorker: Portuguese novelist dissects his country.


The Portuguese novelist António Lobo Antunes discovered his literary vocation while delivering babies, performing amputations, and carving up corpses. Lobo Antunes trained as a doctor, and in the early nineteen-seventies, during military service, he was dispatched to Angola, near the end of a futile war in which the faltering Portuguese empire grappled to retain its African colony. In a makeshift infirmary, he lopped off limbs while a queasy quartermaster—disqualified from operating because the sight of blood made him sick—turned away and recited instructions from a textbook.
Lobo Antunes also assisted a witch doctor who presided over births. As he recalls in a new volume of essays and short stories, “The Fat Man and Infinity” (translated by Margaret Jull Costa; Norton; $26.95), he spent hours struggling “to pull living babies from half-dead mothers” and sometimes emerged into the daylight “holding in my hands a small tremulous life,” while mango trees rustled overhead and mandrills looked on.
Mais em The New Yorker.

"New Yorker" publica extenso artigo sobre Lobo Antunes

Descreve o romancista como alguém que "permanece obsessivamente local, preocupado com as dores herdadas da história portuguesa e as debilidades culturais do país"; o contrário de Saramago, sugere
A revista "New Yorker" publicou ontem, na sua versão on-line, um extenso artigo sobre António Lobo Antunes, assinado por Peter Conrad, que descreve o romancista português como alguém que "permanece obsessivamente local, preocupado com as dores herdadas da história portuguesa e as debilidades culturais do país". O contrário de Saramago, sugere Conrad, cujas "parábolas seculares, geralmente localizadas em países imaginários, zarpam facilmente para a universalidade".

Lobo Antunes, diz o crítico, "tal como o Stephen Dedalus de Joyce, que queria assumir as dores da Irlanda, almeja ser uma consciência nacional, relembrando aos seus compatriotas untuosamente prósperos o seu vergonhoso passado - uma herança de culpa deixada pela ditadura de Salazar (...) e pela brutalidade do seu regime colonial em África".

Mais em Público.

Tabacaria de Pessoa vai à Casa da Cultura

A teatralização do poema ‘A Tabacaria’, de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, vai a cena amanhã, a partir das 21h30, na Casa da Cultura de Loulé.

Um monólogo de rara beleza emocional, trabalhado por Vítor Correia e envolto em diferentes ambientes sonoros, interpretados pelo músico Stelmo Barbosa.

O poema de Pessoa tem como tema a dimensão da solidão interior face à vastidão do universo exterior.

Mais em Correio da Manhã.

Ecos de Portugal já está no ar!


Desde o passado domingo 25 de Outubro está no ar Ecos de Portugal, o programa de rádio do Instituto Português de Cultura. Trata-se de um importante passo em frente no nosso trabalho de divulgação da cultura portuguesa na Venezuela. Trata-se de uma revista radial que inclui notícias sobre cultura, gastronomia, história, efemérides e um amplo etcétera.
Considerando que o programa, que sai ao ar das 17 às 18 horas, é feito em espanhol, aqui expomos, na língua de transmissão, a razão do nome: “Hemos tomado el nombre de Ecos de Portugal como un homenaje a uno de nuestros fundadores y a nuestro primer presidente, Daniel Morais, uno de los miembros más emblemáticos de la comunidad portuguesa en Venezuela”. Allá por la segunda mitad del siglo pasado, hubo un programa de radio y un semanario con el mismo nombre, el cual que retomamos ahora para una revista radial que lleve a la audiencia de Jazz 95.5 FM diferentes aspectos de la actualidad portuguesa.
Registe-se, para a história, que os dois primeiro locutores de Ecos de Portugal foram Ysabel Ferreira e Fernando Campos, dois colaboradores recentes do IPC.
Que fique igualmente para a história que os primeiros patrocinadores de Ecos de Portugal foram: Calzados Lucas, International Paper Co. e Piscinas Latino-americanas, empresas amigas da cultura e cuja colaboraçao muito agradecemos.
O programa também se pode escutir na página web de Jazz 95.5 FM.

Esta quinta-feira: Ensaio sobre a cegueira na TV…


Se ainda não viu Ensaio sobre a cegueira / Blindness, a versão cinematográfica do famoso romance homónimo de José Saramago (1995), esta noite tem a oportunidade de ver este filme em Movie City, a partir das 19:40.
O filme, excelente por certo, foi estreado em Maio de 2008 no Festival de Cannes e é do realizador brasileiro Fernando Meireles. Nos papéis principais actuam Julianne Moore, Danny Glover y Mark Ruffalo.
Esta é a sinopse do filme: Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. In http://cinemaeargumento.wordpress.com/2008/09/12/ensaio-sobre-a-cegueira/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Interesse em aprender a língua portuguesa?



A Embaixada de Portugal em Caracas tem o prazer de informar sobre a existência de um projecto de divulgação da cultura portuguesa, aliado ao ensino da língua portuguesa via internet. Este projecto é gratuito e tem lugar em horário pós-laboral.

Para mais informações, recomendamos a consulta da página http://www.ama-lingua.com/.

Manuel de Oliveira premiado em Itália.


Manoel de Oliveira foi um dos vencedores da 3.ª edição do prémio italiano As Catedrais Literárias Europeias, instituído pela Associação Cultural Eureka, de Roma para distinguir vultos das artes e da cultura. Os outros premiados deste ano foram a actriz Meryl Streep, o actor Alessio Boni, o realizador Ermanno Olmi e o escritor Andrea Camilleri. O DN falou com Oliveira no sábado, dia da entrega do prémio.

Ler entrevista.

Saramago admite "excessos" em "Caim"


José Saramago admitiu hoje à noite que foi demasiado longe ao referir-se a Deus como um "filho da p..." no seu romance 'Caim'. "Excedi-me. Não era necessário", disse o Nobel da Literatura num debate com o padre Carreira das Neves transmitido pela SIC.
A admissão do escritor ocorreu logo após Carreira das Neves ter dito que não gostou de ver Deus tratado de tal forma. 'Quem não se sente não é filho de boa gente', referiu o religioso no debate moderado por Mário Crespo.
Antes disso, o padre Carreira das Neves garantiu que já leu o mais recente livro do autor português. 'Li-o em dois dias e agrada-me enquanto literatura', acrescentou quem disse lido com agrado o 'Evangelho Segundo Jesus Cristo' e aplaudiu quando Saramago recebeu o Nobel da Literatura.

Mais em Correio da Manhã.

domingo, 25 de outubro de 2009

Le Voyage de l'éléphant", de José Saramago : un périple à pas d'éléphant à travers l'Europe


Alors que, depuis L'Aveuglement (Seuil, 1997), on pensait José Saramago porté à scruter notre humanité à travers des paraboles contemporaines, le voici qui renoue avec le roman historique. Et ce, de la manière la plus drôle, la plus truculente et la plus ironique qui soit.
A commencer par l'origine de ce Voyage de l'éléphant, dont on aurait pu imaginer qu'il a pris naissance à Lisbonne. Et plus exactement au monastère des Hiéronymites, où l'on peut voir quatre éléphants de marbre soutenir le tombeau de Vasco de Gama. Or c'est à Vienne que José Saramago a découvert l'histoire de Salomon, il y a une dizaine d'années. Venu de Goa, cet éléphant indien, après avoir végété près de deux ans dans un enclos à Belém, fut offert, en 1551, par João III du Portugal et son épouse, Catherine d'Autriche, en cadeau de mariage à l'archiduc Maxilien d'Autriche.

Mais em Le Monde, França.

Jacinta: "Agora foco-me mais no público"


Jacinta regressa em disco com "Songs of freedom", que reúne canções popdos anos 60, 70 e 80 em versões jazzísticas. Novo trabalho chega amanhã, segunda-feira, às lojas.


A voz de Jacinta está de regresso em disco com "Songs of freedom", em que faz versões jazzísticas de êxitos da pop dos anos 60, 70 e 80. Neste novo projecto, oferece-nos canções dos Beatles, dos Beach Boys, dos Bee Gees, de Bob Marley ou de James Brown, entre outros, com roupagens nunca antes ouvidas.O trabalho da cantora, que ficou conhecida do grande público quando, numa edição do concurso televisivo "Chuva de Estrelas" imitou a inimitável Ella Fitzgerald, chega amanhã às lojas.


Ler + no JN

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Eurodeputado social-democrata exorta José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa

O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir "envergonhado" com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.

No sítio pessoal na Internet, o vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, escreveu hoje que José Saramago "há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!"
"Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?", questiona o eurodeputado.

Mais em Diário de Notícias.

Cristina Branco, Deolinda y Rodrigo Leâo, entre los artistas que participarán en la VII Mostra Portuguesa


Cristina Branco, Deolinda y Rodrigo Leâo son algunos de los 58 artistas que participarán en la VII Mostra Portugesa que contará, del 2 al 29 de noviembre, con 25 actividades culturales entre las propuestas de música, artes plásticas, teatro, danza, literatura, pensamiento, cine y gastronomía del país luso. La moda irrumpirá por primera vez en este festival que tendrá como sedes principales Madrid y Barcelona pero que también se desarrollará simultáneamente en Badajoz, Cáceres, Valencia, Santiago de Compostela, La Coruña, Vigo y Alcalá de Henares.
El director artístico, Luis Martín, destacó hoy que La Mostra , organizada por los Gobiernos de Portugal y España, a través de la Embajada de Portugal, el Instituto Camôes, los ministerios de Cultura de ambos países y el Ayuntamiento de Madrid, "ha consolidado el objetivo con el que nacía en el año 2003: convertirse para portugueses y españoles en ese lugar común que es la cultura, para intercambiar experiencias, conocimientos y emociones".

Mais em Finanzas.com

Sérgio, Fausto e José: Um encontro há muito desejado


«Três Cantos» é o nome do espectáculo que junta oficialmente pela primeira vez três dos mais importantes músicos portugueses. José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto Bordalo Dias vão estar juntos em quatro concertos, divididos por Lisboa e Porto, que vão percorrer canções de três carreiras com caminhos distintos mas que, em vários momentos, se tocaram.

Mais em Sapo Notícias.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

António Lobo Antunes: «Escrevo como uma pereira dá peras»


«Escrevo como uma pereira dá peras». Quem o diz é António Lobo Antunes, 67 anos, nas vésperas do lançamento formal do novo livro Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra No Mar?.

Em entrevista à Lusa, António Lobo Antunes fala da escrita, dos escritores, da ciência e de Deus: "como Antero, sou um espírito naturalmente religioso"

"Durante anos, até à saída da Memória do Elefante [1979], eu fazia os livros e deitava-os fora. Posso perfeitamente voltar a fazê-lo. O problema é que eu vivo disto e entretanto fui apanhado por uma engrenagem de editores, agentes, tradutores, todos estes prémios, todo este barulho à volta. O meu desejo é voltar a escrever só para mim. Nunca imaginei que me fosse acontecer o que me aconteceu."

Mais em Diário Digital.

Con 'Ágora Escena' la cultura portuguesa invade Cáceres

Dentro de las propuestas culturales de Ágora Escena continúan abiertas las exposiciones "El Azulejo en Portugal, lugar de encuentro de culturas" que se puede visitar en la sede de la Fundación Mercedes Calle y Carlos Ballestero. Así mismo está abierta la exposición “Extremadura y Portugal, la cooperación en imágenes" que se puede ver en el Centro de Exposiciones San Jorge de Cáceres.


De igual manera está abierta una muestra de Artistas Plásticos de la Raya, en su tercera edición, un circuito cultural transfronterizo organizado por AUPEX, también en el Centro de Exposiciones San Jorge.

Además, hoy en la Filmoteca de Extremdura hay una cita con el cine a partir de las 20:30 horas, con la proyección de la película "Cinco días, cinco noites" de José Fonseca e Costa. Que se emitirá en versión original con subtítulos en español.

Mais em Extremadura al Día.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mário Carvalho vence Prémio Fernando Namora

O romance “A Sala Magenta” de Mário de Carvalho é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora, no valor de 25 mil euros.

Esta é a segunda vez que Mário de Carvalho é distinguido com o Prémio Fernando Namora, a primeira foi em 1996, com o romance “Um Deus passeando pela brisa da tarde”, que também recebeu o Grande Prémio Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

O júri, presidido por Vasco Graça Moura, salienta em acta “a elevada qualidade estilística e narrativa desta obra e a humanidade do olhar que lança sobre o universo da criação artística e da existência”.

Em “A Sala Magenta”, Mário de Carvalho ensaia, como assinala a critica, um estudo de carácter, tendo como protagonista um cineasta medíocre a fundar-se na consciência da sua própria mediocridade”, referiu a mesma fonte.

Mais em Público.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

domingo, 18 de outubro de 2009

Nobel Saramago apela à defesa da língua...


João Tordo, um jovem escritor de 34 anos, venceu o Prémio José Saramago 2009, que a partir do próximo ano será atribuído também em Espanha, de forma bianual.
‘As Três Vidas’, romance do filho do cantor Fernando Tordo, foi elogiado por Saramago, que criticou a "americanização" da língua portuguesa. "Gostei do livro. Temos de defender e cultivar a nossa língua. A escrita tem de ser composta por 70% de linguagem, da mesma forma que o nosso corpo é composto por 70% de água", disse o Nobel da Literatura, no Museu Municipal de Penafiel, cidade que acolhe o Festival Escritaria, este ano dedicado a Saramago.

Mais em Correio da Manhã.

sábado, 17 de outubro de 2009

João Tordo vence Prémio José Saramago

O escritor João Tordo é o vencedor da sexta edição do Prémio Literário José Saramago. ‘Três Vidas’ é o título do romance, editado pela Quid Novi, que lhe valeu o galardão, este sábado anunciado na Escritaria, em Penafiel.
Do júri, presidido por Guilhermina Gomes (em representação da Fundação Círculo de Leitores), fizeram parte Ana Paula Tavares, Nélida Piñon, Pilar del Rio, mulher do Nobel, e Vasco Graça Moura. O troféu tem um valor pecuniário de 25 mil euros e distingue um jovem escritor com menos de 35 anos.
Na cerimónia, o vencedor considerou que 'este prémio tem muito mais a ver com o futuro do que com o passado'. João Tordo disse ainda que o facto de ser distinguido com este galardão irá provocar 'boas insónias' no futuro, já que agora lhe pesa a responsabilidade de estar associado a um troféu com o nome do Nobel da Literatura.

Mais em Correio da Manhã.
Mais em Diário de Notícias.

Pianista português vence na Alemanha

O pianista português David Santos venceu, juntamente com o baixo- -barítono polaco Tomasz Wija, o concurso internacional Schubert para duos de Lied (canto e piano). Ao DN, David Santos, que actualmente é professor de piano na Universität der Künste, em Berlim, disse que este prémio era "o reconhecimento ao mais alto nível" do seu "trabalho nos últimos anos". E graças a este concurso o duo já recebeu um convite para participar num ciclo de recitais em Zurique.
Este prémio, no valor de oito mil euros, vai possibilitar ao duo a gravação de um disco, apesar de o pianista ter confessado que ainda não sabe quando é que esse projecto se irá concretizar. Com o valor monetário, espera "investir em cursos com especialistas em duo de canto e piano".

Mais em Diário de Notícias.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Caim/Caín: Leia aqui o primeiro capítulo


Caim/Caín já está nas livrarias portuguesas e espanholas, mas ainda vamos ter de esperar algum tempo para o encontrar na Venezuela. Entre tanto, temos uma surpresa para os nossos leitores!
O jornal espanhol El País publicou nas suas páginas o primeiro capítulo de Caim/Caín, o mais recente dos romances de José Saramago. Obviamente está na sua versão em espanhol.

Os leitores do Nobel português podem conhecer já o Capítulo I dessa obra, que promete abrir caminho para uma nova polémica sobre o mais universal dos nossos autores contemporâneos.

Caín, Capítulo I.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Saramago evoca Agustina


Esta quinta-feira celebramos os aniversários de Álvaro de Campos (n. 15 Out. 1890) e de Agustina Bessa-Luís (n. 15 Out. 1922). Haverá uma leitura de poemas deste heterónimo por Ângela Pinto e evocação de Agustina por José Saramago.


Às 18h30 na Casa Fernando Pessoa.

in mundopessoa.blogs.sapo.pt

Ler mais no Direito e Avesso.

Penafiel transforma-se na "cidade de Saramago"


José Saramago é, a partir desta quinta-feira, uma figura constante nas ruas de Penafiel, nomeadamente no Festival ESCRITARIA 2009, onde o obra do escritor vai estar em cada esquina. No evento será lançado a mais recente livro do Prémio Nobel da Literatura.


Manuel Andrade, um dos organizadores, contou que o Festival ESCRITARIA 2009 conta com 14 eventos inseridos na «arte de rua», como frases do «autor pintadas na estrada», um labirinto explicativo da obra do Prémio Nobel da Literatura.

Além disso, continuou, será apresentada a peça “Memorial do Convento”, projectado o filme “A maior flor do mundo” e lançado o mais recente romance de Saramago, “Caim”, pela editora Caminho.

Este evento, que termina domingo, dedica cada edição a um determinado autor na cidade de Penafiel.

in TSF

Doc Lisboa arranca hoje...

Começa hoje e vai até dia 25: a sétima edição do DocLisboa apresenta cerca de 200 filmes que mostram uma atenção especial aos vários aspectos da crise mundial.
Um crítico de cinema inglês queixava-se na semana passada de que o documentário já estava a rapar o fundo do tacho do género, a propósito da estreia de Died Young, Stayed Pretty, um filme sobre os coleccionadores fanáticos de posters de concertos de rock. Se passarmos os olhos pelos grandes jornais americanos e europeus em dia de estreias de cinema, reparamos que se estão a fazer documentários com temas tão de nicho como os viciados em máquinas de jogos de vídeo que se estafam a tentar estabelecer recordes mundiais da especialidade (The King of Kong) ou a vida dos flamingos desvendada até ao mais ínfimo detalhe (The Crimson Wing: Mystery of the Flamingos).
Mais em Diário de Notícias.

Mais um título para Siza Vieira

É uma grande generosidade da parte dos meus colegas e estou muito satisfeito", disse ao Correio da Manhã Álvaro Siza Vieira, ontem homenageado pela Ordem dos Arquitectos com o título de Membro Honorário, num dos seus edifícios mais emblemáticos: o Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Acrescentando que nem todos os arquitectos têm o reconhecimento que merecem, Siza Vieira diz ter consciência de ser um caso à parte.
"É verdade que não tenho razões de queixa – tenho tido amplas provas de reconhecimento."
O mesmo foi sublinhado várias vezes durante a cerimónia, à qual compareceram o (ainda) ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, onde o crítico de Arquitectura Wilfried Wang classificou o trabalho de Siza Vieira como "a arquitectura da empatia e da abstracção".

Livro compara o papel da memória em Lobo Antunes e Claude Simon

O papel da memória nas obras do português António Lobo Antunes e do francês Claude Simon é objecto de um estudo comparativo a lançar hoje em Paris.
"L'Écriture de la mémoire dans l'oeuvre d'António Lobo Antunes et de Claude Simon", da editora L'Harmattan, é hoje lançado na Embaixada de Portugal em Paris.
"Lobo Antunes e Claude Simon partilham a mesma ideia do romance", afirmou hoje o autor do livro, Felipe Cammaert, à Agência Lusa.
O que aproxima o romancista português e o autor francês Claude Simon (1913-2005), Nobel da Literatura em 1985, "é a mesma ideia de memória, não apenas como ficção e recordação mas também no próprio processo de constituição da escrita, de rememorização", acrescentou Felipe Cammaert.
Mais em Diário de Notícias.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Romance de Francisco José Viegas editado em Itália


O mais recente romance do escritor Francisco José Viegas,O Mar em Casablanca', vai ser publicado em Itália.
O livro, que esta terça-feira vai ser apresentado em Lisboa, deve chegar às livrarias italianas no próximo ano, com a chancelaria da editora Nuova Frontiera.
Jaime Ramos, inspector da Polícia Judiciária do Porto, é a principal personagem de ‘O Mar em Casablanca', que tem como cenário o Vidago Palace Hotel, em Chaves.

Próxima palestra...


No dia 17 de Outubro, receberemos a visita dos nossos amigos do Centro de Estudios Sefardíes (Caracas, Venezuela), para uma palestra sobre a presença judaica em Portugal. Ao que sabemos por algumas inscrições funerárias na freguesia de Lagos da Beira, ela data do século VI da nossa era, ou seja que é anterior à formação de Portugal. Será, então, uma viagem ao longo dos séculos, que nos permitirá ter, na voz dos respectivos descendentes, uma visão de alguns aspectos fundamentais da nossa história. Por outro lado, não podemos esquecer que não poucos dos grandes vultos da nossa cultura foram judeus ou de origem judaica. Só alguns nomes de maior relevo: Judah Abrevanel, médico, filósofo e poeta; Camilo Castelo Branco, romancista; António José da Silva, dramaturgo; Herberto Hélder, poeta; Amato Lusitano, médico e escritor; Pedro Nunes, matemático; Garcia da Orta, médico e naturalista; António Nunes Ribeiro Sanches, médico, cientista e pedagogo; Baruch de Espinoza, filósofo...A palestra começa às 19h., no Salão Nobre do Centro Português, Macaracuay e será proferida por Néstor Garrido, professor universitário.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Revelado esboço de Niemeyer para museu açoriano

O futuro Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, orçado em três milhões de euros, vai desenvolver-se em duas unidades de forma circular, unidas através de uma passagem pedonal, segundo o projecto preliminar do arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer.

O museu, que deverá começar a ser construído no próximo ano, será instalado na zona nascente da cidade, junto à Avenida do Mar.

Ler mais no Diário Digital.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Filme FADOS no Celarg 3!


"Fados", que se estreou em Outubro em Portugal, é uma visão subjectiva de Carlos Saura sobre aquele género musical, contando com interpretações de vários fadistas portugueses e artistas internacionais como Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, Chico Buarque, Caetano Veloso e a mexicana Lila Downs.
O filme faz referência às possíveis raízes do fado na música brasileira e africana, daí a presença de Caetano Veloso e Lura, mas também a ligações contemporâneas ao flamenco, com a fadista Mariza a cantar com o espanhol Miguel Poveda.
"Fados", que homenageia ainda Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues e Lucília do Carmo, foi visto em Portugal por cerca de 33 mil pessoas e tem feito um périplo por vários festivais internacionais.
Foi projectado recentemente no Centro Português (Caracas), numa sessão organizada pelo Instituto Português de Cultura (Caracas).
Actualmente está a ser exibido na Sala Celarg 3, dentro do Festival de Cinema Espanhol.

Exames de PLE


O Consulado-Geral de Portugal em Caracas informa que se encontram abertas desde 1 Outubro e até 29 do corrente as candidaturas aos exames de PLE - Português Língua Estrangeira que se destinam a todos os maiores de 14 anos que queiram comprovar, para fins educativos, profissionais ou outros, a sua competência em Português nos termos reconhecidos por cada certificado ou diploma.
Os exames do CAPLE serão realizados no Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões da UCV:

Centro de Língua Portuguesa - Instituto Camões:
Universidade Central de Venezuela
Instituto de Filologia A. Bello
Biblioteca Central, Piso 11
Caracas - Los Chaguaramos
Mais aqui.

João Maria Trindade vence o mais importante prémio ibérico de Arquitectura


A Estação Biológica do Garducho, na Amareleja (Mourão), da autoria do arquitecto João Maria Trindade, foi hoje galardoada com o Prémio FAD 2009 de arquitectura, o mais importante galardão da arquitectura ibérica, outorgado em Barcelona (Espanha).

O júri do certame deste ano destaca na obra arquitectónica de João Maria Trindade, o facto de “gerar lugares e emoções no meio de uma paisagem sem fim”.

“Aprecia a forma como eleva a sua potente massa, deixando passar sob a sua sombra o território e a vida da fauna”, explica a acta do júri.

Para Arcadi Pla y Masmiquel, presidente do júri, tratou-se de reconhecer “a dupla visão” do centro do Garducho, que cria uma “peça singular, que lê a paisagem, criando um momento que avalia e se integra na própria paisagem”.

Ler mais no Público.
Mais em El País, Espanha.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cientista português desvenda genoma de um cancro da mama metastático


O título do comunicado sobre a descoberta anuncia: "Livro secreto de um cancro da mama lido pela primeira vez". Possivelmente, esta será a forma mais simples e correcta de explicar o que a equipa liderada pelo cientista português Samuel Aparício conseguiu fazer.

A equipa do BC Cancer Agency, no Canadá, recorreu às mais recentes tecnologias de sequenciação para tentar perceber qual a evolução genómica de um cancro da mama. Mais do que isso, a leitura do livro do cancro da mama fez com que se percebesse que nem todas as células de um tumor tem as mesmas mutações (ou erros), ou seja, o tumor primário é heterogéneo. Uma conclusão importante para a definição de terapias mais eficazes, no futuro.

Ler mais no Público.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NotiFax de 30 de Setembro de 2009

Fado - Candidatura à UNESCO para «erradicar» ignorância


«Erradicar» a ignorância sobre o Fado é o principal objectivo da candidatura a Património da UNESCO, projecto que mexe com a comunidade fadista onde, se é unânime que o Fado merece a distinção, também há quem esteja contra a candidatura.

A candidatura a Património Cultural Oral e Imaterial da UNESCO está em preparação desde 2005 e aguarda agora a publicação pelo Governo da portaria que regulamenta a apresentação e formalização do processo. Depois desse passo, a candidatura será então apresentada à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em princípio durante o primeiro semestre de 2010.

Mais aqui.

Amália e o fado já são "universais"

O filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço defendeu, anteontem, à noite, que o fado "dispensa a honraria" de ser considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, uma vez que já foi universalizado pela voz de Amália.

Eduardo Lourenço, que falava à agência Lusa à margem da inauguração da exposição "Amália, coração independente", dedicada a Amália Rodrigues, no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, considerou "lógica" a candidatura, mas também uma questão de "publicidade".

Ler mais no JN

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Amália: Uma voz imortal


Amália, a voz universal que simboliza o fado mas transcende os limites da canção nacional, faleceu há dez anos. Um pretexto mais para regressar a uma artista cuja obra se confunde com a própria identidade de Portugal.

Ler mais no JN

Joaquim de Almeida e Kim Basinger amantes por uma semana


Há passados que deixam feridas difíceis de sarar. Esta não será propriamente a moral da nova história de Guillermo Arriaga, que marca a sua estreia na realização, mas serve de base à teia de vidas que se cruzam em ‘Longe da Terra Queimada’, a partir de hoje nos cinemas nacionais.
Com Charlize Theron como protagonista, o filme – que abre com uma cena da actriz, muito sensual, nua, a fumar um cigarro à janela de um motel de beira de estrada! – conta ainda, em papéis centrais, com Joaquim de Almeida e Kim Basinger.
O casal de actores interpreta uma dupla de amantes furtivos que se encontra, casualmente, numa roulotte no deserto, perto da fronteira mexicana. Um terreno árido que Guillermo Arriaga explora com alma e elegância num entrelaçado psicológico de histórias que se recorre da fórmula de sucesso que o (também) famoso argumentista já seguiu em tramas como ’21 Gramas’, ‘Amor Cão’ e, especialmente, ‘Babel’, todos de Alejandro González Iñárritu.
Mais em Correio da Manhã.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Radio Arcoense: Entrevista a membros do IPC


Esta noite, a partir da 19 h, o Instituto Português de Cultura estará presente no programa Radio Arcoense, que se transmite desde a Radio Uno, na banda 1340 AM.
João da Costa Lopes e Fernando Campos serão entrevistados a propósito dos acontecimentos relacionados com a implantação da I República a 5 de Outubro de 1910. Como se recordará, a revolução de Outubro pôs ponto final a um regime monárquico multisecular que vinha em constante e acelerado processo de degradação e deu o pontapé de saída a uma nova etapa da vida portuguesa. Os que vivemos hoje no que se chama de III República devemos conhecer em que consistiu a I República, uma das primeiras a instalar-se no continente europeu, onde ainda subsistem várias monarquias.
O programa é produzido pelos compatriotas António Coelho & Antonino Alves e a locução corresponde maioritariamente a Adé Caldeira.

domingo, 4 de outubro de 2009

17 de Outubro - Conferência no IPC


No dia 17 de Outubro, receberemos a visita dos nossos amigos do Centro de Estudios Sefardíes (Caracas, Venezuela), para uma palestra sobre a presença judaica em Portugal. Ao que sabemos por algumas inscrições funerárias na freguesia de Lagos da Beira, ela data do século VI da nossa era, ou seja que é anterior à formação de Portugal. Será, então, uma viagem ao longo dos séculos, que nos permitirá ter, na voz dos respectivos descendentes, uma visão de alguns aspectos fundamentais da nossa história. Por outro lado, não podemos esquecer que não poucos dos grandes vultos da nossa cultura foram judeus ou de origem judaica. Só alguns nomes de maior relevo: Judah Abrevanel, médico, filósofo e poeta; Camilo Castelo Branco, romancista; António José da Silva, dramaturgo; Herberto Hélder, poeta; Amato Lusitano, médico e escritor; Pedro Nunes, matemático; Garcia da Orta, médico e naturalista; António Nunes Ribeiro Sanches, médico, cientista e pedagogo; Baruch de Espinoza, filósofo...
A palestra começa às 19h., no Salão Nobre do Centro Português, Macaracuay e será proferida por Néstor Garrido, professor universitário.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Arquitecto português finalista em Nova Iorque

O arquitecto português David Mares é um dos dez finalistas do concurso internacional de design de abrigos, promovido pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque, cuja decisão será conhecida a 21 deste mês.
"Estar entre os dez finalistas dos 600 que concorreram é já para mim uma honra", disse o arquitecto à Lusa. David Mares, 26 anos, construiu um abrigo cujo material preponderante é cortiça, mas que assenta numa estrutura de perfis de aço e integra ripas de madeira "para dar uma dinâmica diferente além dos blocos de cortiça", disse. A votação online termina a 10 deste mês, sendo conhecido o vencedor no dia 21.
Mais em Diário de Notícias.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

‘Filme do Desassossego’ arranca em Novembro


Pessoa visto por Botelho
Cláudio da Silva
é o protagonista escolhido por João Botelho para o seu novo filme, ‘O Filme do Desassossego’, cuja rodagem arranca em Novembro, em Lisboa. Homenagem ao ‘Livro do Desassossego’, de Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa, este será o maior desafio para o realizador.
"É o meu filme mais arriscado. Posso dizer que ajudei um bocadinho o Pessoa, agora ajuda-me ele a mim", diz o cineasta, lembrando a sua estreia em 1981, quando filmou ‘Conversa Acabada’, sobre Pessoa e Mário de Sá Carneiro, antes mesmo da primeira edição do ‘Livro do Desassossego’ (1982).
Mais no Correio da Manhã.