Dorindo Carvalho, que durante vários anos foram um dedicado colaborador do IPC, nomeadamente no campo da ilustração gráfica, acaba de publicar um novo livro em Portugal.
Nesta oportunidade, trata-se um livro para o público infanto-juvenil sobre o I Centenário da República, a sua mais recente publicação dirigida a este segmento etário.
“Tal como o personagem mais novo deste livro – escreve Dorindo Carvalho – muitas crianças pouco sabem sobre o dia 5 de Outubro de 1910, quando Portugal deixou de ser uma Monarquia e passou a ser uma República”.
Dorindo, ainda que vivendo actualmente em Portugal, nunca se desligou totalmente do IPC e já nos tem apoiado em várias iniciativas, contributo que muito apreciamos.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Dorindo Carvalho publica livro sobre a República
Ana Teresa Pereira vence Prémio Edmundo Bettencourt
A escritora madeirense foi distinguida pelo conto “A outra”, apresentado sob o pseudónimo Lara Croft, entre o número recorde de 142 concorrentes. O júri, em decisão anunciada hoje, último dia da Feira do Livro do Funchal, justificou a escolha pela “beleza da história contada, o uso marcadamente literário e pessoal da linguagem, o domínio seguro e original da técnica narrativa, o ritmo narrativo acompanhado de força imaginética e dimensão lúdica”.
O escritor António Rebordão Navarro recebeu ontem os cinco mil euros pelo prémio de 2009, com o romance 'A Cama do Gato', lançado na feira deste ano. Ana Teresa Pereira já tinha sido vencedor da edição de 2006, com o romance "A Neve".
Mais em Público
Mais aqui.
Mais aqui.
'Design' de livros ganha prémio na Holanda
Portugueses Ana Boavida e João Bicker galardoados no Festival Europeu de Design pela colecção Minotauro, da Almedina
Os designers portugueses Ana Boavida e João Bicker receberam, em Roterdão (Holanda), o Silver Award do Festival Europeu de Design, que decorreu de sexta-feira a domingo. O prémio atribuído aos dois designers do atelier de comunicação FBA (Ferrand Bicker e Associados), de Coimbra, distingue a concepção gráfica da colecção Minotauro, do grupo Almedina, também daquela cidade.
Mais no Diário de Notícias.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Conversation Pieces: Jose Saramago
Comentário de Scott Williamson, Director Musical:
One of my favorite novelists is the Portuguese Nobel Prize winner, Jose Saramago, whose inventive fantasies are conversation pieces themselves. The first book of his I read, Blindness, was recently made into a so-so film (starring Julianne Moore, Mark Ruffalo, and Gael Garcia Bernal). Read the book instead. But start with another Saramago novel if you haven't read him. Those interested in historical fiction (and more subversion) might try The Gospel According to Jesus Christ (a fascinating novel that humanizes not only Jesus, but God and Satan, in the style of a 19th century Bildungsroman with modernist wit and insight). Those who find religious fiction--or any art form that attempts to depict God--offensive or blasphemous might start with The Stone Raft, which chronicles five fascinating characters as they try to make sense of life while their peninsular country literally breaks off from its continent and floats into the sea.
Mais na Fundação José Saramago.
Mais sobre Scott Williamson.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Siza Vieira afastado de projecto para pousada na Fortaleza de Peniche
O arquitecto Álvaro Siza Vieira disse ontem em Peniche ter sido afastado pela Enatur do projecto de transformação da Fortaleza de Peniche em pousada por discordar da duplicação do número de quartos pretendida pelos promotores.
“Fui afastado do trabalho”, afirmou Siza Vieira, durante uma conferência sobre “a memória” promovida pela Câmara de Peniche na Fortaleza.
(...)
Álvaro Siza Vieira disse ainda que um hotel “não é solução” para reabilitar o património da Fortaleza de Peniche, tendo em conta as “dúvidas” que tem sobre a compatibilização do projecto com a necessidade de preservar a memória histórica do espaço, que serviu como antiga prisão política. “Não é uma coisa que se faça de ânimo leve”, sublinhou.
Mais em Público.
domingo, 23 de maio de 2010
IC - Jornadas Culturais em Caracas
Por iniciativa do professor Manuel Fontão, leitor do Instituto Camões na Universidade Central de Venezuela, apresentaram-se ontem, no Centro Português, os pintores António Gonçalves e José Brito, actualmente com uma mostra nessa casa de estudos. O CP recebeu igualmente a visita do escritor Valter Hugo Mãe, poeta, romancista e vocalista, vencedor do Prémio José Saramago, e de que o Nobel diria, a propósito do romance O remorso de Baltazar Serapião, ser um verdadeiro “tsunami literário”.
No acto, que contou igualmente com a participação do grupo coral do CP, os assistentes tiveram a oportunidade de escutar Isaque Ferreira na leitura de um belo conjunto de poema de autores de começos do século passado e de alguns contemporâneos. Entre estes recomendamos muito especialmente o poema Portugal, de Jorge de Sousa Braga.
Ver aqui poema Portugal.
Mais sobre Jorge de Sousa Braga.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Novela inédita de Vergílio Ferreira chega hoje às livrarias
É o primeiro livro de Vergílio Ferreira, datado de 1938. Só no ano seguinte sairia ‘O Caminho Fica Longe’, que até agora é dado como o seu primeiro romance. É evidente que se trata de um texto muito mais curto, uma novela, mas nela aparecem já os grandes temas que marcariam a obra de Vergílio Ferreira. Nomeadamente, a ausência do pai, a figura da mãe, a culpa, a busca da identidade”, disse hoje à Lusa o escritor Francisco José Viegas, diretor editorial da Quetzal.
Nesta novela, Vergílio Ferreira (1916-1996) conta a história de uma personagem cuja descoberta de que não é quem pensa ser e das consequências que tal tem na avaliação que faz da mãe o leva a adoptar um comportamento eticamente reprovável: a violação da irmã adolescente do seu melhor amigo do liceu, que entretanto se tornou advogado e que ele contrata para o defender em tribunal, desconhecendo a identidade da rapariga.
Mais em Público.
Universidade de Coimbra escolhe 10 romances mais representativos da língua portuguesa
Reunido hoje em Coimbra, o júri do concurso “10 Paixões em Forma de Romance”, selecionou “Os Maias” de Eça de Queirós, “Memorial do Convento”, de José Saramago, “Dom Casmurro”, de Machado Assis, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.
Entre os “10 Mais” escolhidos pelo júri, que integrou os escritores José Luís Peixoto e João Tordo e vários docentes da Faculdade de Letras (FLUC), figuram ainda “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo-Branco, “Aparição”, de Vergílio Ferreira, “O Delfim”, de José Cardoso Pires, “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes, “A Sibila”, de Agustina Bessa-Luís, e “Sinais de Fogo”, de Jorge de Sena.
Mais em Público.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
"La muerte es una salida"
Manoel de Oliveira se pasea por Cannes con la serenidad que le dan sus 101 años. Hay veneración por él en este festival y lo sabe. El cineasta portugués presentó ayer, en la sección paralela Una cierta mirada, su último filme, El extraño caso de Angélica, producido por el barcelonés Luis Miñarro.
En el reparto, interpretando a la muerte, la actriz española Pilar López de Ayala. "No puedo explicar bien lo que ha supuesto para mí trabajar con él. Sólo puedo decir que es un hombre educado, respetuoso y lleno de sonrisas. Lo demás, es difícil de contar".
Mais em El País, Espanha.
A arte portuguesa passa por França
"Artistas Portugueses em França - Pintura. Escultura" é a exposição que está patente na Galeria Municipal Artur Bual, na Amadora. Com obras de Alvess, António Branquinho, Cargaleiro, Júlio Pomar e Vieira da Silva, entre muitos outros, esta mostra homenageia alguns dos maiores nomes das artes plásticas portuguesas que se radicaram em França. Para ver até 13 de Junho. In Diário de Notícias.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
E se os museus do Estado tivessem entrada gratuita?
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, tem dito que é um dos seus sonhos: conseguir que os museus do Estado sejam gratuitos. Por enquanto não há uma decisão definitiva, mas a ideia é essa, confirma ao PÚBLICO João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).
Para já, o Ministério da Cultura (MC) está apenas a ouvir argumentos a favor e contra e Brigola não admite mais do que avançar "a título de ensaio" num ou dois museus em período experimental. "É um problema complexo, com implicações sociais e financeiras. Não estamos sob pressão para decidir", diz.
Mais em Público.
terça-feira, 18 de maio de 2010
El Papa, un chaval ante Manoel de Oliveira...
Uno acaba de cumplir 83 años. El otro está a punto de hacer 102. Uno ha consagrado su vida a la religión católica. El otro, al cine. Ambos siguen plenamente en activo: uno está al frente de la Iglesia, el otro está montando su enésima película…
Hablamos de Benedicto XVI y del cineasta portugués Manoel de Oliveira. "Un hombre de venerable edad y carrera", según definía al cineasta el Papa esta mañana, durante el encuentro que ha mantenido con intelectuales y representantes de la cultura lusa. Oliveira, como buen católico, se disponía a arrodillarse ante el Papa y a besarle el anillo pontificio cuando Benedicto XVI ha tirado de él y le ha dado un abrazo.
Mais em El Mundo, Espanha.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Ensaio Sobre a Lucidez, um dos dez melhores livros sobre eleições para o The Guardian
A propósito das eleições em Inglaterra, o jornal The Guardian seleccionou os dez melhores livros sobre eleições. Ao lado de obras como Coriolano, de William Shakespeare, A Linha da Beleza, de Alan Holinghurst, ou Os Cadernos de Pickwick, de Charles Dickens, está Ensaio Sobre a Lucidez, de José Saramago.
A escolha é sustentada num breve resumo: "Numa não nomeada "democracia", os eleitores votam em grande número, mas a contagem revela que a grande maioria dos votos estão em branco. Os jornalistas não compreendem; os políticos e os funcionários públicos estão chocados. Como pôde a população ser tão irresponsável?"
A edição inglesa de Ensaio Sobre a Lucidez tem tradução de Margaret Jull Costa e é publicada pela Harvill Secker.
Mais em The Guardian, Inglaterra.
domingo, 16 de maio de 2010
Woody Allen elogia Oliveira
Woody Allen foge da morte na deliciosa comédia ‘You Will Meet a Tall Dark Stranger’, exibida fora de competição. Com Anthony Hopkins, Naomi Watts, António Banderas, Josh Brolin e Freida Pinto, no seu melhor.
Mais no Correio da Manhã.
Lobo Antunes e Saramago nomeados para Prémio PT de Literatura
António Lobo Antunes, com 'Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?', e José Saramago, com 'Caim', foram nomeados para o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Mais no Correio da Manhã.
Mais em Diário de Notícias.
Mais em Público.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Colóquio internacional vai debater museus e I República
Um colóquio internacional sobre "Os Museus e a República" vai realizar-se nos dias 19 e 20 no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, com a participação de especialistas portugueses e estrangeiros da área da museologia.
Organizado pelo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), em parceria com o Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, o encontro abordará as coleções e museus formados antes e depois da instituição da República. Constam também do programa as questões legislativas e de política cultural da 1ª República, personalidades que se destacaram e a situação de colecções e museus em Espanha, França e Grã-Bretanha.
Mais em Diário de Notícias.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Ainda sobre o editor Joaquim Vital...
Em vida, Joaquim Vital divulgou a obra de "200 autores portugueses em França", segundo a amiga Teresa Rita Lopes, mas na morte Joaquim Vital juntou muito poucos num funeral discreto, que teve lugar ao fim da tarde de ontem no cemitério dos Olivais, em Lisboa.
Falecido sábado, de crise cardíaca, aos 62 anos, o editor revelou em França grandes nomes da literatura portuguesa – como Eça de Queiroz, Mário de Sá-Carneiro ou Almada Negreiros – mas também deu a conhecer vultos do pensamento e da escrita contemporâneos, como Eduardo Lourenço, José Gil, Vasco Graça Moura ou Nuno Júdice, através da editora La Différence, que fundou em 1976.
Mais em Correio da Manhã.
Visita Papa: Manoel de Oliveira sublinha as raízes cristãs portuguesas e europeias
O cineasta Manoel de Oliveira destacou hoje as "raízes" cristãs da "nação portuguesa" e de "toda a Europa", sublinhando as "terríveis dúvidas e descrenças, a que se procura opor a fé do Evangelho que move montanhas".
O centenário realizador falava durante o encontro do papa Bento XVI com o "mundo da cultura" no Centro Cultura de Belém, em Lisboa.
Ler + no iOnline
domingo, 9 de maio de 2010
Confidencias con el Nobel ausente
La biografía de Saramago se presenta en la Feria del Libro de Sevilla sin el autor.
José Saramago fue protagonista ayer en la Feria del Libro sevillana pese a que no abandonó su residencia canaria. La biografía cronológica La consistencia de los sueños se presentó ayer en la cita para ensalzar la trayectoria del Premio Nobel portugués. Los elogios sucesivos produjeron una atmósfera repetitiva pero cálida. El vicepresidente tercero del Gobierno Manuel Chaves introdujo la obra: "Pesimista por la razón, optimista por voluntad, Saramago siempre ha sido un amigo y cómplice de los andaluces. Hay escritores que forman parte de nuestra vida y experiencias más profundas".
Mais em El País, Espanha.
Homenaje a Saramago, "obrero de las letras" y "príncipe de la literatura"
Fernando Gómez Aguilera y Manuel Chaves presentan una biografía del Nobel luso
Aunque no pudo asistir por motivos de salud, José Saramago siguió ayer por videoconferencia el homenaje que la Feria le dedicó ayer a través de Fernando Gómez Aguilera, autor de una biografía del Nobel portugués, y del vicepresidente del Gobierno, Manuel Chaves, quien acompañó a Gómez Aguilera en la presentación de José Saramago. La consistencia de los sueños, una obra editada por la Fundación César Manrique, dirigida por Gómez Aguilera.
Mais em Diario de Sevilla, Espanha.
Gómez de Aguilera ofrece un recorrido por la vida de Saramago
La Feria del Libro de Sevilla cerró ayer la jornada con la presentación de la biografía «José Saramago. La consistencia de los sueños», obra promovida por la Fundación César Manrique (FCM) de Lanzarote, lo que convirtió al escritor luso en uno de los protagonistas del primer fin de semana del evento, que durará hasta el 16 de mayo.
Al acto de presentación asistió el poeta, ensayista y experto en arte contemporáneo, Fernando Gómez Aguilera, autor de la obra, y el vicepresidente del Gobierno y ministro de Política Territorial, Manuel Chaves, quien se encargó de presentar la publicación, de más de trescientas páginas, que recorre los momentos más decisivos en la vida del Premio Nobel de Literatura portugués.
Mais em ABCdeSevilla, Espanha.
Nova biografia de Saramago em Espanha
“José Saramago - La consistencia de los sueños” foi hoje apresentada na feira do livro de Sevilha e é o resultado de quatro anos de investigação de Gómez Aguilera em torno da vida e obra do Nobel da Literatura.
Director da Fundação César Manrique, Gómez Aguilera foi o responsável pela exposição “A consistência dos sonhos”, sobre José Saramago, que esteve patente em Lanzarote em 2007 e no ano seguinte em Lisboa.
A biografia tem mais de 300 páginas e 200 imagens, além de comentários do próprio José Saramago sobre o percurso pessoal e literário, e sobre o compromisso intelectual.
Mais em Público
Ne change rien, no Japão.
O filme 'Ne change rien', de Pedro Costa, vai estrear-se a 24 de Julho em três salas no Japão, anunciou hoje a produtora Midas Filmes.
A longa-metragem será exibida em Tóquio, Osaka e Hiroshima. Um mês antes, a 10 de Junho, o filme terá estreia comercial em Espanha, país que já tinha exibido em 2009 uma retrospectiva de Pedro Costa.
Ne change rien, protagonizado pela cantora e actriz Jeanne Balibar, estreou-se em Novembro em Portugal. In Público.
Pedro Costa é um dos realizadores portugueses mais importantes dos nossos dias.
sábado, 8 de maio de 2010
Saramago, o mais vendido na Itália.
De acordo com informação recebida da Feltrinelli, Caim, de José Saramago, ocupa neste momento o 1.º lugar na lista de livros mais vendidos. O título do livro em italiano é Caino.
O livro foi publicado a 21 de Abril de 2010, data em que foram também apresentadas as edições de bolso da colecção Universale Economica, da Feltrinelli, dos romances O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e O Homem Duplicado.
José Ssramago foi o primeiro autor de língua portuguesa em conquistar o Nobel de Literatura (1988)
Morreu Joaquim Vital, editor da La Différence
O editor morreu ontem ao fim da tarde em Lisboa, de provável ataque cardíaco.
Residente em Paris desde 1973, foi responsável pela publicação de mais de 1500 títulos através da sua editora, perto de uma centena assinados por autores portugueses. Maria Judite de Carvalho e Virgílio Ferreira são alguns desses nomes.
Mais em Público.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Exposição de Joana Vasconcelos: Mais de 135 mil pessoas!
De acordo com o Museu Berardo, a exposição de peças criadas pela artista nos últimos 15 anos e inaugurada a 1 de Março, vai ter um horário alargado entre os dias 13 e 18 de Maio, data do encerramento, e que coincide com o Dia Internacional dos Museus.
Para celebrar a data, o Museu Berardo vai organizar exposições, visitas orientadas e documentários disponíveis para o público nos dias 13, 14, 16 e 17 até às 22h00, e nos dias 15 - Noite dos Museus - e 18 de Maio até às 24:00.
As inscrições para os percursos orientados por Joana Vasconcelos à exposição "Sem Rede" - primeira mostra antológica da artista, com 37 peças - são feitas junto do serviço educativo do museu.
Mais em Público.
António Zambujo na França
O fadista António Zambujo apresenta o mais recente álbum, Guia, em três salas francesas. Hoje Zambujo actua na Sala Maurice Bésieux, em Helesmes, na quinta canta no Teatro Municipal de Vanves, em Île-de-France, e no dia seguinte no Pólo Cultural de Alfortville.
Em 2006 o fadista foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues. Neste novo álbum de originais António Zambujo assina três dos 14 temas que constituem o disco. In Público.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Literatura em debate
Três dias a falar sobre literatura em língua portuguesa para concluir que escrever em português é, afinal, bom e recomenda--se. Desafios do Acordo Ortográfico, tensão entre tradição e globalização, limites e possibilidades tecnológicas aplicadas à literatura foram temas debatidos no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, de 28 a 30 de Abril, em Natal, Brasil, numa iniciativa conjunta da prefeitura da cidade e da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
Mais no Correio da Manhã.
5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP é assinalado hoje pela primeira vez em vários pontos do espaço lusófono com iniciativas de cariz diverso, nas quais participa a rede do Instituto Camões..
A celebração, que é assinalada numa altura em que decorre também a semana cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi instituída a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, realizada na Cidade da Praia, Cabo Verde.
O documento da CPLP justificava a decisão pelo facto de a língua portuguesa constituir, entre os povos da comunidade, «um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada».
Mais aqui...
E aqui...